População deve se manifestar para que Desafio Jovem não perca certificado de entidade beneficente
O Desafio Jovem Itatiba completou, no último sábado, 23 anos de atuação em prol dos dependentes químicos
Foto: Divulgação/Desafio Jovem
Da Redação
O Desafio Jovem Itatiba, que completou 23 anos de auxílio às famílias e aos dependentes químicos no último sábado, dia 22, corre o risco de perder o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas).
Segundo nota enviada ao JI pela instituição, o Ministério da Saúde pretende cancelar ou indeferir a certificação concedida às organizações legalmente constituídas - instrumento que possibilita às instituições usufruírem da isenção das contribuições sociais, como parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição Pis/Pasep. O certificado permite, ainda, a priorização na celebração de convênios com o poder público, entre outros benefícios.
Para que a certificação seja mantida, o Ministério da Saúde requer manifestação da sociedade/entidades sobre a relevância da instituição, que consiste em escrever um pequeno texto contrário ao cancelamento da filantropia para o Desafio Jovem Itatiba, em virtude da importância do trabalho social. A manifestação pode ser enviada até amanhã, 26, por meio do link
http://siscebas.saude.gov.br/siscebas/WebApplication/consultaPublica.php.
Desde 1997
A história do Desafio Jovem Itatiba teve início em 22 de agosto de 1997. Ao longo dos anos, tem acumulado sucesso, recuperação e mudança na vida daqueles que passaram e passam pelo Programa Prevenção e Recuperação de Vidas, desenvolvido na Comunidade Terapêutica.
Em 2020, em comemoração aos 23 anos, algumas iniciativas foram tomadas, entre elas um novo site (www.desafio.org.br), no qual é possível encontrar toda a história e trabalhos desenvolvidos, testemunhos de vidas restauradas, informações sobre o programa, bem como formas de colaborar e fazer parte da causa, através de um sistema seguro de doações.
Durante o isolamento social, a instituição disponibiliza às pessoas que procuram por ajuda e a seus familiares uma linha telefônica exclusiva para auxílio e encaminhamentos. Trata-se do Disque Café Convívio, com atendimento todas as terças-feiras, das 19h às 21h, pelo WhatsApp (11) 97309-5789.