Pomerânia e Buldogue Francês lideram o ranking de raças mais procuradas
O Spitz Alemão, ou Lulu da Pomerânia, é considerada a raça mais popular entre os brasileiros
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Da Redação
Os cães vêm se tornando cada vez mais membros das famílias. Atualmente, são mais de 52 milhões de cães no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e este número tem tudo para crescer.
Os cães sem raça definida são a maioria no País e, atualmente, aparecem como o pet favorito dos brasileiros em diferentes censos. Devido à mistura genética, esses cães apresentam uma gama variada de tamanhos, cores e habilidades. Ainda assim, no ano passado, a Confederação Brasileira de Cinófila (CBKC) realizou 120.651 registros de cães de raças no Brasil.
Escolha
A escolha por raça pode dizer muito sobre a personalidade, preferências e estilo de vida do tutor. A CBKC publicou as cinco raças mais buscadas pelos brasileiros, e a médica veterinária Natália Lopes, gerente de comunicação científica da Royal Canin Brasil, preparou um levantamento das características.
A raça mais procurada é o Spitz Alemão, ou, como é conhecido popularmente, Lulu da Pomerânia. A principal característica da raça é a pelagem com subpelo abundante, um colar tipo juba e a cauda espessa. São excelentes companheiros, inteligentes, ativos e protetores, no entanto, precisam de um cuidado especial com a pelagem e sensibilidade digestiva, além da possibilidade de periodontal. Com aparência robusta e estrutura óssea forte, os buldogues franceses ficaram em segundo lugar. A raça é conhecida por ser carinhosa, extrovertida, alegre e brincalhona. No entanto, o Buldogue não gosta de calor e pode apresentar problemas respiratórios por conta do focinho achatado.
A medalha de bronze ficou com Shih-tzu, que são cães com temperamento calmo e carinhoso, excelente para companhia, são inteligentes, ativos, vivazes e adoram companhia humana; mas, assim como o Buldogue, podem apresentar problemas respiratórios por conta do focinho achatado e necessita de uma rotina na escovação dos pelos. A quarta raça é o Rottwailer, que são cães de porte gigante, musculosos e ativos, podem demorar um pouco para se acostumar com estranhos, mas são leais e carinhosos com a família, além de super obedientes. Essa raça necessita de espaço externo e podem ter propensão a doenças como câncer e displasia coxofemoral, além de sensibilidade no sistema intestinal. A aparência única do Pug garantiu a raça o quinto lugar, no entanto, é uma raça de natureza curiosa e cheia de energia. Assim como o Buldogue, o Pug pode ter problemas com o calor e dificuldade de respiração, além de tendência à obesidade, já que ama comer.