Polícia mira estudantes de Jundiaí por 'fakenudes' de colega
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Seis adolescentes entre 15 e 16 anos foram alvos de operação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí, na manhã desta terça-feira (30), suspeitos de espalhar em grupos de WhatsApp, vídeos de 'fakenudes', de uma colega de escola, da mesma idade. As informações são de fonte policial, ouvida pelo Jornal de Jundiaí, que também esteve na sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), nas primeiras horas desta manhã, onde as equipes policiais se concentraram. No local, detetives da DDM foram questionados sobre a operação, mas informaram que não poderiam divulgar, por envolver adolescentes.
O JJ, no entanto, buscou alternativas de apuração ao longo do dia, e descobriu que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências dos seis investigados, ocasião em que foram apreendidos os aparelhos celulares de todos eles.
Nestes aparelhos, a polícia espera conseguir mais provas de que os jovens de fato fizeram montagens, utilizando Inteligência Artificial (IA), colocando o rosto da colega no corpo de uma mulher, nua, fazendo parecer que era ela - tudo isso, segundo apuração, ocorreu há cerca de dois meses, quando o crime foi denunciado pela família da vítima.
O vídeo foi espalhado em grupos de WhatsApp do colégio, e, claro, acabou rapidamente se espalhando para fora do ambiente escolar. Ainda segundo apurou a reportagem, os adolescentes investigados são de alto poder aquisitivo.
No início da noite o JJ voltou a procurar a DDM, que, novamente informou que não poderia divulgar informações da operação e do caso em questão, por se tratar de adolescentes.