Polícia Civil faz operação contra fraudes no programa Desenvolve SP
Foto: Arquivo
A Polícia Civil faz uma operação nesta segunda-feira contra uma quadrilha que utiliza a agência de fomento Desenvolve SP, do governo estadual, para emprestar dinheiro, não pagar as dívidas e passar para outras pessoas.
A Operação Avaritia, termo do latim que significa ganância, cumpre 20 mandados de busca e apreensão em Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Salto, Valinhos, Cotia, Osasco e Carapicuíba
As irregularidades foram descobertas pela própria agência, que comunicou a Polícia Civil. A partir de uma denúncia, o Desenvolve SP descobriu um esquema criminoso consistente na fundação de empresas fantasmas, constituídas com a finalidade de obter empréstimos por meio da agência.
Esses valores eram repassados a outros membros do esquema, de forma a dissimular a origem do patrimônio.
Os empréstimos, obtidos em 2021, não eram pagos pelos fraudadores. De acordo com a Polícia Civil, o prejuízo estimado aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 5 milhões, mas já há informações de que o total pode superar os R$ 40 milhões.
Para fraudar a agência estadual, a organização criminosa utilizou documentos falsos. A Polícia Civil acredita que há funcionários da agência envolvidos no esquema.
Além das buscas e apreensões, foi determinado ainda o bloqueio de ativos financeiros, bens e valores, com a finalidade de devolver aos cofres públicos a quantia fraudada.
Os alvos vão responder por organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
* com informações da Rádio CBN Campinas