Polícia Civil de Americana prende parte de quadrilha que furta gado no interior
Foto: DIG de Americana
A Delegacia de Investigações Gerais de Americana prendeu quatro pessoas que fazem parte de uma quadrilha que furta gado de fazendas do interior do Estado.
A ação faz parte da Operação Boiadeiro, que começou após a denúncia de um dono de um sítio na cidade de Dourado, na região de São Carlos, que teve a propriedade invadida no dia 17 de maio.
Foram furtadas 23 cabeças de gado.
Assim que a a DIG de Americana recebeu a informação, também soube detalhes de um veículo e suspeitos.
As equipes passaram a monitorar algumas áreas rurais de Sumaré, até que encontraram duas vacas e um bezerro furtados de Dourado.
Os animais subtraídos tinham uma marcação personalizada que identifica a origem e propriedade.
Com as informações, os investigadores passaram a monitorar inicialmente dois homens. Um deles já tinha passagem por porte ilegal de arma de fogo. O outro, chamado “Neguinho Boiadeiro”, tem várias ocorrências de roubo, inclusive de roubo a banco, homicídio, receptação, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, tráfico de drogas e organização criminosa.
Nesta semana, a equipe da DIG identificou algumas pessoas que participaram do furto e da receptação do gado.
Localizaram ainda onde os animais estavam e qual seria o caminhão utilizado para o transporte.
Na noite desta quinta-feira, enquanto faziam o monitoramento do caminhão, perceberam que os criminosos embarcaram duas vacas e um bezerro no veículo.
Com apoio da Polícia Militar, passaram a seguir o veículo, e também um outro carro, que era usado como escolta. Até que a prisão aconteceu na Avenida Fuad Assef Maluf.
Os presos foram recolhidos a Cadeia Pública de Sumaré e deverão passar por audiência de custódia.
Os animais serão entregues ao proprietário nesta sexta-feira. Há uma orientação para que ele procure um veterinário, para confirmar se os bois sofreram maus-tratos.
As investigações sobre a quadrilha continuam.
* com informações da Rádio CBN Campinas