PMs salvam vida de menina que não conseguia respirar
Hadassa, de apenas dois anos, estava com falta de ar devido a uma queda quando foi resgatada pela equipe
Foto; SSP-SP
Por Karla Neves
Nesta terça-feira (4), a pequena Hadassa, que completa três anos nesta semana, ganhou um presente de aniversário adiantado. Ela ficou sem respirar após sofrer uma queda e foi socorrida pelo soldado Guevara e pelo cabo Osvaldo, que faziam patrulhamento próximo ao local do acidente, uma plataforma de pesca em Mongaguá, litoral de São Paulo.
A mãe correu até a equipe em busca de ajuda, e os PMs logo perceberam o motivo do desespero: Hadassa já estava desmaiada. Em segundos, o soldado Guevara colocou em prática o treinamento de desengasgo recebido durante a formação na corporação.
Com Hadassa nos braços, o PM iniciou a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas, aplicando compressões e impulsos nas costas para ajudá-la a recuperar a respiração e a consciência. Segundos depois, a criança apresentou melhora, mas ainda respirava com dificuldade.
Com o apoio do cabo Osvaldo, os policiais acompanharam a família até o hospital infantil mais próximo. Para agilizar o atendimento, a equipe acionou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e o Comando de Força via rádio. Diante da urgência, o tenente Cunha usou a própria viatura para escoltar a família e garantir que Hadassa chegasse rapidamente ao hospital, do outro lado da cidade.
A menina foi atendida pela equipe médica, que já a aguardava. Permaneceu em observação e segue em recuperação. “Salvaram a vida da minha filha”, disse o pai, agradecendo aos policiais.
Os policiais, que também são pais, se emocionaram ao ver a menina recuperada. “Relembrei uma situação parecida, quando minha filha, de dois meses, se engasgou com um remédio”, contou o soldado Guevara. “Poder salvar outra criança torna tudo ainda mais especial e necessário”, completou. “Sensação de alívio”, resumiu a equipe.