PMs prendem dupla considerada 'carne de pescoço', suspeita de roubar loja de celulares
Com a dupla, foram apreendidas duas armas, munições e os celulares roubados da loja no bairro Eloy Chaves
Por Fábio Estevam
Dois homens com diversas passagens criminais e considerados pelas forças policiais de Jundiaí e região, como "carne de pescoço" (expressão popular para definir pessoa difícil de lidar e muito desagradável), foram presos em flagrante por roubo na noite desta segunda-feira (30), no Jardim Novo Horizonte (Varjão), em Jundiaí, suspeitos de terem assaltado, pouco antes, uma loja de celulares no bairro Eloy Chaves. Segundo apurou a reportagem junto a policiais militares do 11º Batalhão, eles inclusive passaram a viver juntos, possivelmente para facilitar as ações criminosas. Com a dupla foram apreendidas armas, munições e celulares roubados.
Já na manhã desta terça-feira (31), ambos passaram por audiência de custódia e tiveram o flagrante convertido em prisão preventiva, sendo encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí.
Viaturas em patrulhamento foram informadas via rede de rádio sobre um roubo ocorrido em uma loja no Eloy Chaves, em que dois bandidos armados renderam os funcionários e, com grave ameaça e violência psicológica sobre as vítimas, praticaram o crime. Na fuga, inclusive, deixaram a loja às pressas e assustados, após notarem possivelmente uma viatura transitando pelo local.
Com as características físicas e das roupas dos ladrões, bem como do modelo do carro usado por eles e do número parcial da placa (terminava com 24), várias viaturas saíram em patrulhamento em pontos estratégicos da área da 2ª Cia, sendo que os PMs cabo Maykon e soldado Juliane, conseguiram localizar o veículo estacionado em via pública no bairro Varjão.
Próximo ao carro, os PMs observaram dois suspeitos com as mesmas características apontadas pelas testemunhas, sendo que estes correram ao perceber que seriam abordados. Os agentes desembarcaram da viatura e foram no encalço, conseguindo detê-los já dentro de uma residência.
Em seguida, até pela preocupação com uma possível intervenção de populares, os PMs solicitaram apoio; e em pouco tempo mais de cinco viaturas, entre equipes de Patrulhamento, Comando e Força Tática chegaram ao local.
Na casa, com um dos suspeitos, os PMs localizaram uma das mochilas usadas no roubo e um revolver, de calibre 32, com seis munições, além de uma arma de calibre 38 - cada um assumiu ser o dono de um revólver. Ainda na casa, foram recuperados três celulares roubados da loja.
DUPLA 'CHATA'
De acordo com um policial ouvido pelo JJ, os ladrões são jovens - um de 19 e outro de 21 anos -, e há muito tempo dão bastante trabalho para a polícia. "Um deles era morador na área do 49º Batalhão e, recentemente, veio morar com o parceiro no Varjão. Esses dois são 'chatos', 'carne de pescoço', e estão sempre roubando e tirando o sono de pessoas trabalhadoras. Um deles, inclusive, há algum tempo atrás, fugiu da PM, a abordo de uma motocicleta e, ao ser cercado, acabou perdendo o controle e se acidentando. A queda foi feia", disse o policial. "Hoje ficamos sabendo que eles ficaram presos na custódia e, para as vítimas, isso certamente é um alívio".
APOIO
Participaram da ocorrência no apoio, as equipes: 1º tenente Iuri e soldado Freitas; subtenente Soares, cabos Paulo e Machado e soldado Costa; sargento Camargo e cabos Keidiel e Vorpini; cabo Jardas e soldado Bravos; soldados Da Silva e Luiza, e equipes de Força Tática.
* com informações do Jornal de Jundiaí