PMs desengasgam recém-nascido dentro de seção eleitoral em escola de SP
Soldado que realizou a manobra de Heimlich diz que foi um alívio quando o bebê voltou a respirar
Por Isabelle Amaral
Um recém-nascido de 19 dias foi salvo por policiais militares que faziam a segurança no entorno de uma escola no bairro Parque Fernanda, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, neste domingo (6). A mãe do bebê estava dentro da seção eleitoral quando a criança se engasgou com leite materno.
Uma mesária pediu ajuda aos PMs da Cavalaria e do 37° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que prontamente foram ao local. O soldado Vinícius de Souza foi o responsável por realizar a manobra de Heimlich no bebê. Ele conta que a criança estava desfalecida e ficando roxa, sendo necessário realizar a manobra duas vezes.
"Quando peguei aquela criança nos braços senti uma angústia muito grande, tive medo de não conseguir ajudá-la devido ao seu estado. Fiz a manobra a primeira vez e virei o menino para mim, vi que já estava voltando, mas não totalmente. Voltei a fazer a manobra e logo depois percebi que ele tinha voltado a respirar, foi um alívio", afirmou.
Assim que o recém-nascido desengasgou, policiais do BPM/M levaram ele e a mãe até o Atendimento Médico Ambulatorial (AMA) do Capão Redondo, onde foi constatado que a criança estava bem e sem sequelas.
O soldado Vinícius revelou que quando ele e o cabo Rodrigo de Souza, ambos da Cavalaria, chegaram na sala, o bebê estava com um mesário e a mãe em um canto "totalmente desesperada". Conforme o policial, ele havia realizado a manobra apenas uma vez quando o sobrinho tinha 3 anos, mas foi diferente fazer em um recém-nascido.
"Depois entramos em contato com a mãe e ela confirmou que estava tudo bem e nos agradeceu. Foi um desespero na hora, mas também é uma sensação fantástica saber que o consegui ajudar aquele bebê", completou o policial.