PM realiza parto de emergência em praça da zona norte da capital
“É uma sensação de dever cumprido”, afirma tenente que auxiliou no nascimento
Foto: SSP-SP
Por Karla Neves
Policiais do 18° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) foram surpreendidos por um chamado incomum nesta sexta-feira (11). Uma mulher entrou em trabalho de parto em uma praça próxima da Ponte do Piqueri, na zona norte da capital.
Um homem que passava pelo local ouviu pedidos de ajuda e foi até a sede do batalhão acionar os policiais. A equipe foi até o endereço e encontrou uma mulher grávida já em trabalho de parto.
Os policiais passaram a auxiliá-la e a ajudaram a se posicionar de forma confortável para que a bebê pudesse vir ao mundo.
O tenente Flávio Gonçalves chegou em apoio em uma viatura. Com o auxílio de luvas, foi realizado o parto da criança ainda no local, pois não havia tempo suficiente para o deslocamento até a maternidade.
Em seguida, mãe e filha foram acolhidas em uma manta térmica. “Sensação de dever cumprido”, disse o tenente Gonçalves. “Fizemos tudo o que tinha de ser feito e salvamos mais uma vida.”
A equipe levou a mãe e a filha de viatura até o hospital Cachoeirinha, onde receberam atendimento e ficaram sob cuidados médicos.
O tenente, que é pai de duas crianças, contou que se emocionei após a ocorrência. “Lembrei do nascimento da minha filha, que também foi um parto de emergência”, admitiu.