PM faz alerta para 'golpe do morango' e outras ciladas com uso de cartão em Jundiaí
Em um caso ocorrido na região, a vítima teve pelo menos R$ 11 mil retirados de sua conta pelos bandidos
Por Fábio Estevam
Registros na Polícia Civil sobre vários tipos de 'golpes do cartão', bem como uma nova investida dos criminosos, praticada por falsos vendedores ambulantes, em Jundiaí e região, levaram a Polícia Militar do 11º Batalhão a divulgar, nesta sexta-feira (3), uma cartilha de alerta à população. Esta ação criminosa mais recente, inclusive, segundo a PM, vem sendo chamada de 'golpe do morango', por pessoas que têm viralizado sobre o crime em grupos de WhatsApp.
Segundo a Corporação, a PM identificou na região de Jundiaí a circulação, via aplicativo de mensagens, sobre o chamado 'golpe do morango', nome atribuído pelos grupos sociais quando um vendedor ambulante de morango insiste no pagamento via cartão e, após a digitação da senha, sob alegação de problema na 'maquininha' se afasta e devolve ao comprador um cartão diferente, permanecendo o vendedor com cartão e a senha do comprador/vítima. Em um caso ocorrido na região, a vítima teve pelo menos R$ 11 mil retirados de sua conta pelos bandidos. Ao consultar seu gerente no banco, este lhe informou que outros correntistas já caíram no mesmo golpe.
A PM informou, porém, que, embora a Civil tenha registros de crimes desse tipo, "a Polícia Militar não localizou nos registros de ligações para o telefone de emergência 190, qualquer notícia recente sobre fato semelhante. Contudo, como existe preocupação das pessoas com o caso, entendemos válido e importante divulgar algumas medidas simples de prevenção, que podem evitar a vitimização em golpes com cartões."
CONFIRA AS DICAS
- Insira e retire pessoalmente o cartão da maquininha, evitando entregá-lo ao vendedor
- Não permita que o cartão saia do seu campo de visão
- Confira o valor da compra na tela da maquininha
- Certifique-se, antes de guardá-lo, de que é realmente o seu cartão
- Se identificar alguma situação anormal, onde o vendedor está tentando lhe aplicar um golpe, ligue, tão logo seja possível, para o 190 ou faça contato com a viatura da Polícia Militar
Para qualquer tipo de crime
- Assim que possível, acione a Polícia Militar através do 190
- Se o fato já ocorreu, sempre registre a ocorrência na Polícia Civil, pessoalmente ou via internet, para iniciar a investigação criminal
* com informações do Jornal de Jundiaí