PM evita furto a Caixa e prende 4 bandidos
Invasão ao banco foi em Santo Antônio de Posse nesta madrugada, mas ação foi descoberta e parte da quadrilha presa
Foto: Wagner Sozua/AAN
A Polícia Militar (PM) conseguiu frustrar na madrugada desta terça-feira o furto do cofre central de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF), em Santo Antônio de Posse. Quatro criminosos foram presos em flagrante. Durante a ação, eles ainda conseguiram furtar duas armas dos vigias que estavam no cofre, 20 munições e dois coletes balísticos, mas a polícia conseguiu recuperar. Um dos coletes estava sendo usado por um dos bandidos detidos. A quadrilha está sendo apresentada na Delegacia da Polícia Federal, em Campinas.
O ataque aconteceu por volta das 4h da madrugada. Os criminosos estavam em ao menos três veículos: um Citroën C3, com placas de Americana, que foi apreendido pela polícia, um Fiat Uno e um Gol bola, que fugiram.
De acordo com as primeiras informações, os bandidos entraram pelos fundos da agência, pulando o muro, e em seguida soltaram os parafusos de uma janela e ganharam o interior do banco. Para não serem reconhecidos, os criminosos arrancaram a placa do monitoramento e jogaram no pátio. Eles também arrombaram o cofre onde ficava o armamento dos vigilantes e furtaram os equipamentos.
No entanto, durante a ação, o monitoramento sofreu pane, o que levantou suspeitas na empresa de vigilância, que alertou a Polícia Militar (PM).
Como Santo Antônio de Posse é uma cidade com pequena, com 22.176 mil habitantes e a agência bancária fica a cerca de 700 metros da base da PM, uma viatura chegou rapidamente e os policiais perceberam movimentação estranha no interior da agência. Eles pediram apoio e logo chegaram policiais de cidades da região e o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). Os criminosos já estava cortando com uma maquita o cofre central. “Não deu tempo para eles chegarem no cofre. Como em Santo Antônio de Posse é feriado, os criminosos aproveitaram para furtar a agência, mas a PM deu uma resposta muito rápida”, disse o sargento da PM Fernando Toniett.
Houve cerco e supostamente os criminosos que estavam no interior da agência tentaram fugir. Um deles chegou a subir no telhado da agência, mas foi detido após pular e correr na rua. Outros dois suspeitos foram pego próximos ao Paço Municipal. Um deles estava escondido no mato e foi detido quando saiu para entrar no Citroën C3. Outro bandido também foi detido nas proximidades. Segundo o sargento, o carro estava estacionado na rua, mas levantou suspeita por estar sujo de barro, com as placas cobertas. “Ficamos esperando perto do carro, à distância. Em dado momento, um dos suspeitos saiu do mato e o prendemos”, relatou.
As armas e os coletes foram recuperados pelo TOR, uma delas estava jogada no mato. O colete era usado por um dos criminosos presos. Um dos bandidos é morador de Cosmópolis e outro de Campinas. Segundo a corporação, todos os detidos já tinham passagem criminal.
A tentativa de furto será investigada pela PF, já que mais criminosos participaram da ação.
Fonte - Agência Anhanguera