Plataforma Cidadão Participa e LeiTura são projetos desenvolvidos por Luciana Bernardo
Na plataforma, é possível mandar demandas, sugestões, pedidos, críticas, e também anexar fotos para agilizar o processo
Foto: Divulgação/Luciana Bernardo
Da Redação
Eleita em 2020 para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Itatiba, a vereadora Luciana Bernardo (PDT) lança, em seu segundo mês de trabalho, um canal virtual para atendimento à população, o “Cidadão Participa”.
Luciana pretende trazer a população para o gabinete, oferecendo diversas maneiras de contato e de formalização de pedidos, sugestões, críticas e até denúncias, como destacado em sua campanha.
Além dos canais oficiais nas redes sociais, agora, por meio do site http://cidadaoparticipa.com.br/lucianabernardo/, o itatibense que precisar de atendimento do Público poderá enviar demandas e estar mais próximo da sua representante na Câmara.
A vereadora tem outros projetos voltados ao mandato participativo, como a continuidade do projeto LeiTura, onde Luciana comparece nas feiras livres nas quintas-feiras e aos domingos.
“Devido a pandemia, ainda não posso levar o Projeto LeiTura para outros bairros e escolas, bem como receber munícipes no gabinete. Então, pensamos em um meio de aproximar a população com a criação desse ‘gabinete virtual’ que pode tornar os cidadãos mais participativos na nossa política”, disse a vereadora.
Plataforma
Em entrevista ao JI, Luciana disse que acredita em um mandato participativo. “Eu gosto muito também do contato com as pessoas, e nesse momento de pandemia, tanto o trabalho do vereador, quanto o contato das pessoas fica prejudicado, por isso criamos a plataforma Cidadão Participa, que é uma forma do cidadão entrar em contato conosco mesmo à distância destro da sua casa com toda segurança, ele pode entrar na plataforma e mandar suas demandas, sugestões, pedidos e através dessa ferramenta a gente consegue atender a população mesmo à distância”.
Embora o “Cidadão Participa” comece durante o período de pandemia, o canal deve ser mantido durante os quatro anos de mandado, permitindo a formação de um banco de dados com as principais solicitações da população.
As demandas que chegarem no “Cidadão Participa” serão analisadas, encaminhadas para os setores responsáveis e acompanhadas de perto. “Esse projeto será muito importante para a cidade, pois poderemos dar encaminhamento rápido às solicitações da população. Tenho certeza de que o poder público, bem como as empresas e instituições de Itatiba contribuirão com a resolução das demandas enviadas por meio da nossa plataforma”, comentou.
Quando a pessoa faz a solicitação, é necessário preencher um cadastro com vários dados, mas preenchendo nome, e-mail, bairro e a solicitação já é suficiente para que seja avaliada.
Projeto LeiTura
Outro projeto desenvolvido permite o contato direto com a população, além da transformação social por meio da leitura. O projeto Projeto LeiTura, a lei que muda o mundo funciona desde 2019, recebendo doações de livros e repassando para a população.
“Com o projeto, tive a possibilidade de visitar muitos bairros da cidade; além disso, estamos nas feiras livres de quinta e domingo com a nossa barraca. A base do projeto é a doação e tenho orgulho em dizer que ele formou uma corrente do bem. Hoje já recebemos mais de nove mil livros e levamos o amor para a leitura a mais de 15 bairros da cidade. Mais de 3,5 mil pessoas já receberam um livro gratuitamente. Isso é muito gratificante”, comentou.
Em razão da pandemia da covid-19, a banca de livros, que seria também um gabinete itinerante da vereadora, está restrita às feiras livres, atendendo todas as normas de segurança. Assim que a situação se normalizar, além da plataforma, o projeto Lei Tura voltará aos bairros da cidade.