Plano para Implantação da Área de Conectividade interligará municípios para preservação ambiental
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel, o plano contribuirá com a sustentabilidade e preservação
Da Redação
Os municípios da Região Metropolitana de Campinas – incluindo Itatiba e Morungaba - elaboraram um projeto para preservação e recuperação de áreas verdes dos municípios que integram toda a região, Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Preservação Ambiental (APA), corredores ecológicos, unidades de conservação, entre outras áreas. Trata-se do Plano para Implantação da Área de Conectividade, que será uma ação conjunta entre os municípios. Além destas áreas de conectividade, o plano prevê também a preservação, recuperação e implantação de áreas verdes urbanas.
Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel, em entrevista ao JI, o plano possui seis pilares: Arborização Urbana, Parques Lineares, Corredores Ecológicos, Fauna Silvestre, Regulamentação, Fiscalização e Compensação, Articulação e Comunicação, e os municípios terão metas para realização de cada ação, dentro de cada pilar.“É indiscutivelmente relevante para o progresso dos municípios da RMC, na questão ambiental. O plano é importante e necessário, pois será utilizado como diretriz para a contribuição do município na sustentabilidade e preservação ambiental”, afirmou Clara.
Impacto do projeto
De acordo com a diretora do departamento, este projeto vai impactar em melhores condições ambientais, no que diz respeito ao verde e azul e também no gerenciamento dos recursos hídricos e vegetação, não apenas para o município, mas também para a região.
“[O plano] vai resultar na interligação entre os municípios, proporcionando maior dimensionamento dos resultados obtidos. Desta maneira, haverá o desenvolvimento ambiental da região, como um todo”, finalizou Clara.