Plano Municipal é lançado como parte da Semana Mundial do Brincar
Elaborado desde 2021, o plano ouviu mais de três mil crianças da Educação Infantil e reúne políticas públicas, envolvendo todas as secretarias municipais
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba lançou na manhã de ontem, dia 23, o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), com o título Criança Vê Criança Sente Criança Fala: Itatiba sob o olhar da infância. Foi no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, como parte da Semana Mundial do Brincar 2023, e contou com a participação dos alunos do Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (Cemei) Profa. Rosa Maria Chrispim Rossi de Oliveira, do Jardim Vitória, que apresentaram parlendas, ensaiadas pela profa. Rita de Cassia de Praga Moretti.
Após, a aluna Valentina Fagundes Brandino, de 5 anos, fez a entrega simbólica do PMPI ao prefeito Thomás Capeletto de Oliveira. “Prefeito, esse é o documento das crianças. Cuida bem”, disse Valentina ao entregar o documento em mãos.
“Temos uma educação da Primeira Infância de muita qualidade. Conseguimos montar o Plano que é um rumo e um legado para essas crianças, para que tenham o direito de brincar e se desenvolver. Para que o celular não seja apenas um refúgio dos pais para ela ficar quieta. Este é um trabalho conjunto para que toda criança tenha acesso ao conhecimento, ao brincar, à alimentação adequada, à vestimenta e à segurança no lar. Parabenizo todos envolvidos pelo trabalho e tenho certeza que vamos colocá-lo em prática e o futuro há de ser melhor”, disse o prefeito Thomás.
Elaborado desde 2021, o plano ouviu mais de três mil crianças da Educação Infantil e reúne políticas públicas, envolvendo todas as secretarias municipais, com ações a serem desenvolvidas nos próximos 10 anos, compreendendo dez eixos temáticos com propostas que serão avaliadas a cada seis meses.
Se Essa Rua Fosse Minha
Hoje, dia 24, às 15h, será lançado no CAC o projeto da Secretaria de Saúde para Revitalização dos Espaços Lúdicos nas Unidades de Saúde, com pinturas do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, encabeçado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), que contribuem para uma melhoria no atendimento, desenvolvimento e diminuição da ansiedade das crianças. As pinturas têm a orientação da profa. Maísa de L. Gandolfi Moraes, que leva bolsistas do Programa Integrando, capacitados através do curso Design de Ambientes Criativos, via Programa FormAção para colocar o conhecimento em prática.
Foram cerca de dois meses para as pinturas nas salas de espera e de vacinação, além da identificação do CAC na frente do prédio. “Estamos dando o pontapé inicial da revitalização dos espaços lúdicos. O CAC é o primeiro e as unidades de Saúde terão brinquedos, mesinha, material para as crianças, além de pinturas. Desta forma, as crianças se sentem mais acolhidas, pertencentes ao espaço, ficam mais felizes e tranquilas para o atendimento”, contou Claudia Grillo, coordenadora do FormAção.
Programação da Semana
A Semana do Brincar 2023 segue até sexta-feira para chamar atenção da sociedade sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento do público de zero a seis anos de idade.
Amanhã, dia 25, às 9h30, a sede da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, ao lado da rodoviária, recebe a Exposição A Natureza no Brincar, do Cras Itinerante, com as atividades feitas com as crianças e suas famílias.
Na sexta-feira, dia 26, das 9h às 11h, outra atividade realizada com as unidades fixas do Cras, o chamado O Brincar nos Bairros, com participação das equipes para brincar com amarelinhas, bambolês, bolas, carrinhos, bonecas e pelúcias, propiciando às crianças experiências lúdicas espontâneas.
A Semana Mundial do Brincar é em parceria com o Comitê Intersetorial do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância - iniciativa do Governo do Estado e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - com apoio da Aliança pela Infância. O Comitê, em Itatiba, é formado por representantes das secretarias de Educação, de Ação Social, Trabalho e Renda, Cultura e Turismo e de Saúde.