Plano de Contingência prepara Campinas em caso de intensificação de Covid
O novo Plano de Contingência começou a ser elaborado em novembro e contou com a participação de 15 Secretarias, três autarquias, Gabinete do Prefeito e Defesa Civil
Foto: Divulgação/Pref. de Campinas
A preparação do governo municipal para enfrentar a Covid-19 em 2021 foi destacada pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão pelas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 30 de dezembro. Foi elaborado, de forma intersetorial, um Plano de Ação para o Enfrentamento da Intensificação da 1ª onda de Covid-19 em Campinas (fase 2 do Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo novo coronavírus), ou Plano de Contingência.
“É fundamental esse preparo para a futura gestão e por isso elaboramos este Plano. Além de Covid, existem as outras doenças e é necessário garantir que não faltem leitos para nenhum dos casos”, disse o prefeito, Jonas Donizette.
O material foi concluído em 10 de dezembro pelo Comitê Municipal de Enfrentamento da Doença, apresentado no último dia 11, pelo prefeito Jonas Donizette, e entregue ao prefeito eleito de Campinas, Dário Saadi. O Plano está disponível no hotsite Covid-19 do portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br). Será publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira, 4 de janeiro de 2021.
O novo Plano de Contingência começou a ser elaborado em novembro e contou com a participação de 15 Secretarias, três autarquias, Gabinete do Prefeito e Defesa Civil. O documento traz as ações que cada pasta deve colocar em prática no caso de crescimento dos números da doença.
O Plano de Contingência tem como objetivo prevenir a disseminação do vírus e estabelecer medidas que permitam a manutenção da prestação de serviços essenciais numa possível mudança de cenário epidemiológico em Campinas, para garantir a continuidade ou a readequação das ações desenvolvidas por cada setor para o enfrentamento à Covid-19.
Entre as ações previstas está a possibilidade de ampliação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, medida que a Secretaria de Saúde já vem adotando com a ampliação em hospitais públicos e por meio da renovação de contratos com unidades hospitalares da rede privada, além do credenciamento de novos leitos. Nesta terça-feira, 29 de dezembro, Campinas estava com 226 leitos de UTI Covid.
O prefeito, Jonas Donizette, também informou que o Governo Federal vai disponibilizar recursos financeiros para combate à Covid, a ser utilizado na abertura ou custeio de leitos. A estimativa é que Campinas receba entre R$ 15 e 20 milhões, mas é um valor ainda a ser definido.
“As equipes de saúde estão mais capacitadas, mais experientes, para o atendimento aos pacientes de Covid. Foi um aprendizado mundial”, comentou o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza.
“O aumento de casos vai depender muito do comportamento da sociedade. As pessoas não podem se descuidar. É preciso evitar a propagação da doença”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta.
Para coibir aglomerações e desrespeito às normas previstas em decreto, principalmente neste período, as fiscalizações realizadas em conjunto pela Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal estão sendo intensificadas.
Participaram da elaboração do plano
Participaram da elaboração do Plano as Secretarias de: Saúde (incluindo a Rede Mário Gatti); de Governo; Relações Institucionais; Administração; Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Assuntos Jurídicos; Comunicação; Cultura; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Educação; Esportes e Lazer; Gestão e Controle; Recursos Humanos; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além de Gabinete do Prefeito; Transportes/Emdec; Defesa Civil; Setec e Fumec/Ceprocamp.