Piloto campineiro estreia na F4 Argentina em maio
As 3 primeiras provas do campeonato serão realizadas no Brasil
Foto: Divulgação
O piloto campineiro João Pedro Maia, de 16 anos, começa a competir oficialmente na Fórmula 4 FIA Argentina a partir de maio, com as três primeiras provas da competição sendo realizadas no Brasil. O campeonato foi adiado para este ano, com o aumento dos casos de Covid-19 e a interrupção de várias competições oficiais, em 2020. O calendário da F4 Argentina foi divulgado no último mês de dezembro.
A novidade é que a F4 Argentina integrará sete das oito etapas do Touring Car Championship (TCR South America), ganhando status de campeonato Sul-Americano, e realizará suas provas, além do Brasil (3 etapas), no Uruguai (1 etapa) e Argentina (3 etapas).
João Pedro Maia vem mantendo os treinamentos físicos e em pista, desde 2020, aqui na região e em São Paulo: no kart, na Fórmula Vee, e em algumas provas da Fórmula 3 e da Fórmula Delta, esta última similar à F4 Argentina. Mas o piloto destaca a importância da disputa efetiva no campeonato.
“Apesar dos treinos em pista, não estava na competição (da F4). E é justamente a pressão da competição, a experiência da pilotagem, que ajuda na conquista de novas metas. Estou muito feliz e confiante de que poderei obter excelentes resultados, já que meus testes mostraram isso”, ressaltou Maia.
O campineiro realizou dois testes na F4 Argentina, um em dezembro de 2019 e o outro em janeiro de 2020, mesma época em que anunciou sua participação na competição. Em ambos, ele foi o mais rápido.
A Fórmula 4 FIA Argentina é o caminho inicial para todos os pilotos que desejam evoluir na categoria, por isso, suas etapas valem pontos para obtenção da superlicença, que garante o direito de pilotar na Fórmula 1. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu os passos para os pilotos que almejam chegar à F1, desde 2014: a Fórmula 4 FIA Argentina (campeonato nacional); a Fórmula 3 FIA (campeonato mundial) e a Fórmula 2 FIA (campeonato mundial).
Maia competiu na Fórmula Vee, em 2019, sob a supervisão de Wilsinho Fittipaldi, quando sagrou-se campeão na classificação geral, no campeonato paulista e na Fórmula Vee Júnior (para pilotos de até 19 anos). No kart, entre 2012 e 2018, acumulou inúmeras vitórias e mais de 20 títulos, entre os mais importantes o Sul-Americano e o Sul-Brasileiro de Kart.
Calendário da Fórmula 4 FIA Argentina – 2021
Etapa 1 – 7 a 9 de maio (Brasil)
Etapa 2 – 11 a 13 de junho (Brasil)
Etapa 3 – 23 a 25 de julho (Brasil)
Etapa 4 – 30 de julho a 1º de agosto (Uruguai)
Etapa 5 – 27 a 29 de agosto (Argentina)
Etapa 6 – 10 a 12 de setembro (Argentina)
Etapa 7 – 15 a 17 de outubro (Argentina)