Piloto campineiro de kart usa games de F1 para treinar na fase aguda da pandemia
Com o agravamento dos casos e a restrição dos treinos, Lorenzo de Castro, de 9 anos, joga diariamente para manter os reflexos e aprender a buscar os melhores traçados na pista

Foto: Photorace_Fernando Camargo
O piloto de kart campineiro Lorenzo de Castro, de 9 anos, conta com o auxílio dos games para manter os reflexos e aperfeiçoar a pilotagem, já que o agravamento dos casos de Covid-19 resultou na restrição dos treinos em pista.
Segundo o pai, Filomeno Silva, que sempre o acompanha nos treinamentos, a rotina diária de Lorenzo tem espaço garantido para os jogos de corrida de Fórmula, principalmente a F1. “Isso ajuda muito para que ele possa suprir a falta dos treinos mais frequentes em pista, com o kart”, afirma Silva. E o piloto confirma o fato. “Jogar me ajuda a aprender a buscar o melhor traçado nas pistas”, revela.
Além do game da F1, outra série de jogos de corrida bastante praticada por alguns pilotos das categorias Mirim e Cadete – sobretudo os que não possuem recursos para adquirir simuladores - é o Gran Turismo, também pertencente à plataforma PlayStation.
Na avaliação de seu coach, o piloto Maurício Guzzo, é válida a prática desses jogos de corrida durante a fase de restrições, imposta pela pandemia. “Especificamente falando do Lorenzo, acho muito válido para ele ficar centrado, porque o game te dá concentração, foco, limites, mantém o instinto de piloto e o desejo de estar na pista, de “virar” rápido (baixar o tempo de volta), ajuda a melhorar a performance nos traçados, é muito bom”, esclarece.
O piloto Lorenzo de Castro representa a terceira geração da família Castro no automobilismo. Seu avô materno, Luís Alberto Ribeiro de Castro, o “Castrinho”, falecido em 2012, foi um dos grandes nomes da modalidade tanto no Rio Grande do Sul quanto no País. E os tios, Christian e Matheus Castro, também pilotos, colecionam títulos em diversas categorias do kart e do automobilismo.
Lorenzo iniciou sua trajetória no kart em 2019, na categoria Mirim (6 a 8 anos), treinando semanalmente ao menos uma vez por semana e participando de um campeonato regional amador no Kartódromo San Marino, em Paulínia. Sua dedicação resultou no vice-campeonato da categoria na Copa F-Racers 2020, sediada no San Marino, o que o motivou a buscar novas conquistas na temporada 2021.
Entre seus objetivos no kart para este ano, um deles é ser o campeão da categoria Cadete (8 a 11 anos) no campeonato de Paulínia, o outro é participar do Campeonato Brasileiro de Kart 2021, em dezembro, no Kartódromo Beto Carreiro, em Penha (SC).
Lorenzo conta com o apoio do Grupo Indusparquet e Indusparquet Campinas.