PF deflagra operação no combate ao tráfico de drogas a partir de Viracopos

Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira,24, a Operação BH Connection que tem como objetivo a desarticulação de uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas utilizando voos a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.
A PF cumpriu na manhã dessa sexta três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, nas cidades de Santa Luzia (MG) e São Paulo (SP).
Segundo informações da PF, a investigação iniciou-se a partir da prisão em flagrante, durante fiscalização do Terminal de Passageiros de Viracopos, na Operação Sentinela, em 21 de dezembro de 2023, de um passageiro que tentou embarcar em voo com destino a Orly, na França, com 1,3kg de cocaína, acondicionado em 119 cápsulas, estando parte atada no corpo dele e parte dentro do corpo.
A análise de dados da ocorrência revelou uma consistente manutenção de rota de drogas do Brasil para o continente europeu, sendo identificadas, pelo menos, 19 viagens que estão sob análise da Polícia Federal, a partir de Viracopos, Guarulhose Galeão, revelando uma associação criminosa altamente estruturada.
Os investigados, até este momento da investigação, responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cuja soma das penas podem chegar a 35 anos de prisão.
* com informações da Rádio CBN Campinas