PF deflagra nova fase da Operação 'Lesa Pátria' e faz duas prisões em Itatiba
A oitava fase da Operação "Lesa Pátria" trouxe a PF em Itatiba onde ocorreu duas prisões na manhã de ontem
Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET
Da Redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de ontem, dia 17, a oitava fase da Operação “Lesa Pátria” e realizou duas prisões em Itatiba realizou a prisão de dois homens em Itatiba.
A operação tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília-DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por manifestantes que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
A Polícia Federal ainda não divulgou mais detalhes referente as prisões ocorridas em Itatiba e em Paulínia, onde uma mulher também foi presa, mas, segundo informações preliminares, uma das prisões na cidade teria ocorrido na Vila Santa Cruz. Os nomes também foram mantidos em sigilo.
Na região, uma mulher identificada como Débora Santos foi presa em Paulínia. Ela é suspeita de ter vandalizado com a frase “Perdeu, mané”, a estátua que simboliza a Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os presos foram levados à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
Mandados
Nesta nova fase, os policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.