PF cumpre mandado de busca e apreensão em Amparo para apurar pornografia infantil
A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (30) um mandado de busca e apreensão em Amparo. A ação faz parte da operação nacional ‘Leafdown’, com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil.
O mandado cumprido em Amparo foi expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas, e decorre de uma investigação iniciada em Campinas, em abril deste ano, com base em dados analisados pelos policiais federais da própria unidade. Foram apreendidos notebook, HD e aparelhos celulares, que passarão por exame pericial pelo Núcleo Técnico-Científico.
O objetivo da investigação é verificar quem poderia estar utilizando a conexão em Amparo para compartilhar arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil, além de manter armazenados tais arquivos. Os crimes podem resultar em penas somadas de até dez anos de reclusão.
O nome da Operação Leafdown faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico tanto para a aquisição de material de abuso sexual infanto-juvenil quanto para disponibilização desses tipos de arquivos para outros usuários e criminosos, inclusive em outros países.
Também nesta terça-feira (30), um homem também foi preso em Piracicaba, onde a Polícia Federal localizou de mais de 6 mil arquivos contendo material de abuso sexual infantil. O investigado deverá responder pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantil.
Em todo o país, pelo menos 21 pessoas foram presas e uma acabou resgatada pelos policiais
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é a melhor e fundamental ferramenta para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
* com informações da Rádio CBN Campinas