Pesquisa revela que jovens estão entre os principais ouvintes de rádio
Mais de 50% dos brasileiros ouvem rádio diariamente, indica estudo
Da Redação
O estudo Inside Radio 2019, elaborado pela Kantar Ibope Media, indicou que 83% dos brasileiros ouvem rádio; desse total, 52% são ouvintes diários. Para a CEO da empresa responsável pela pesquisa, Melissa Vogel, o levantamento reforça a relevância do rádio enquanto mídia.
Segundo o estudo, a maioria dos entrevistados (84%) disse que escuta o rádio através dos aparelhos tradicionais; 20% das pessoas afirmam ouvir pelo celular, e 4% por meio de outros equipamentos ou pelo computador.
A surpresa da pesquisa ficou por conta da faixa etária que mais consome este meio de comunicação: a média entre os jovens é maior do que entre os mais velhos, predominando o uso entre aqueles que têm entre 20 e 49 anos.
De acordo com Melissa, “em um mundo cada vez mais influenciado pelos algoritmos, o rádio mantém nossa capacidade de humanização e é importante entender isso”. “O rádio vive e se recria todos os dias”, ressaltou a CEO da Kanter Ibope.
Publicidade
O estudo revelou, ainda, que, no primeiro semestre de 2019, mais de 7,3 mil anunciantes, distribuídos entre 8,9 mil marcas, investiram em publicidade no rádio. Desses, 3.686 são anúncios exclusivos, ou seja, que veiculam somente nesta plataforma.
No período, o rádio conquistou mais de 3,5 mil novos anunciantes de diversos setores, com destaque para Serviços ao Consumidor, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo; juntos concentraram quase dois terços dos investimentos (64%).
‘O rádio é imortal’
A reportagem do JI conversou com Aloísio Mathias, atualmente produtor do Jornal CRN, da Central de Rádio e Notícias (CRN), com 24 anos de transmissão completados em junho.
Com uma experiência de mais de 40 anos, Aloísio explica que desde a primeira transmissão no Brasil, feita em 1022, o rádio inovou e avançou nas novas tecnologias. “O fascínio, a capacidade de despertar a imaginação do ouvinte e a facilidade de poder ser ouvido de qualquer lugar movimentam a sua audiência”, ressalta.
Sobre o futuro do rádio, o radialista afirma, “arrisco dizer que, em longo prazo, o veículo poderá se tornar 100% digital”. “O uso do streaming permite o consumo de áudio sob a demanda, daí o ouvinte escolhe o quê, como e onde ouvir o conteúdo de sua preferência”. “O rádio é absolutamente imortal, absolutamente indispensável, o rádio é uma maravilha”, finaliza Aloísio.