Pesquisa Percepção do Turismo mostra que Itatiba vê impactos positivos do setor

Foto: Divulgação PMI
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba divulga a quinta edição da Pesquisa Online de Percepção do Turismo promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Ciet/Setur-SP).
O levantamento mostra que a maioria dos moradores vê os impactos positivos do setor, seja no âmbito econômico, quanto sociocultural e de estrutura no município. As cidades com mais de 200 respostas tiveram acesso aos resultados individualizados, caso de Itatiba, que teve 225 respostas registradas, sendo a maioria por mulheres (63,8%). A idade média dos participantes é 42 anos.
Foi identificado aumento significativo, de 12,5%, na percepção daqueles que enxergam que o turismo cria oportunidade de emprego e renda para os moradores da cidade, passando dos 71% para os atuais 83,55%. Outro crescimento é quanto a percepção de que o turismo preserva e incentiva a cultura e as tradições na cidade, passando dos 72,87% na edição passada para 74,55% na atual.
As festas municipais promovidas pela Prefeitura de Itatiba são importantes movimentadores da economia da cidade. A maior delas é a Festa do Caqui, que terá sua vigésima edição agora em abril.
Destaques
A maioria (acima dos 77%) acredita que o turismo é bom para a cidade de forma geral e para a população. Foi declarado que, dos participantes, 22,28% se beneficiam economicamente do turismo na cidade, seja o próprio ou a família.
Sobre impactos ambientais, a maioria acredita que o turismo contribui e incentiva a preservação do meio ambiente; embora 35,27% alegue (total ou parcialmente) que o turismo contribui para o aumento do acúmulo de lixo na cidade.
Acerca dos impactos socioculturais, destacam-se acima dos 75% afirmações de que é seguro fazer turismo na cidade e de que a presença de turistas melhora a oferta cultural na cidade (eventos, festivais, etc.).
Também foram respondidas questões sobre impactos de planejamento e gestão. Dentre os resultados, 61,16% acreditam (total ou parcialmente) que o turismo melhora a infraestrutura da cidade, como transporte, saúde, serviços, lazer, etc.
Recorde estadual
Realizada desde 2020/2021, a pesquisa estadual pôde ser respondida pela população de todos os municípios paulistas até o dia 09/02/2025. Nesta edição, alcançou o recorde, com mais de 30 mil respostas. O levantamento possibilita que o crescimento sustentável do turismo esteja alinhado com os valores da população de cada cidade.