Pesquisa de escola de Amparo é apresentada no XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências e Educação em Portugal
Foto: Pref. Amparo
A Emei Prof. Sílvio Vichi, localizada no Jardim São Dimas, em Amparo, foi destaque no XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências e Educação, realizado de 14 a 16 de novembro, na cidade do Porto, Portugal. O evento apresentou uma pesquisa inovadora da escola, focada na participação ativa das famílias e da comunidade no processo educativo de crianças de 03 a 05 anos.
O estudo, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), analisa o impacto de sete práticas pedagógicas específicas que envolvem a colaboração de pais, familiares e membros da comunidade. O objetivo principal é avaliar como essa participação externa contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, criando um ambiente educacional mais inclusivo e integrador.
A pesquisa avalia a implementação de estratégias pedagógicas que priorizam o envolvimento das famílias e da comunidade nas atividades educativas. Essas práticas têm o potencial de transformar o ensino infantil tradicional, fortalecendo os vínculos entre a escola, a família e a sociedade, e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e integral.
A pesquisa é conduzida com a colaboração de diversos profissionais da Emei Prof. Sílvio Vichi, incluindo a supervisora pedagógica Alessandra Maria Aquino Canivezi, que apresentou o projeto no Congresso, junto com a supervisora Beatriz Barassa, a diretora Patrícia Pavani Rocha Porto, a coordenadora pedagógica Vanessa Cristina Viaro Groppi Álvaro, e a professora Patrícia Aparecida de Camargo Mozer. A participação da Secretaria Municipal de Educação de Limeira também contribui para ampliar as perspectivas de intercâmbio e colaboração entre municípios, enriquecendo a pesquisa.
O principal objetivo do projeto é avaliar o impacto das práticas pedagógicas inovadoras no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Ao envolver as famílias e a comunidade, espera-se fortalecer o aprendizado e promover uma formação integral dos alunos. O estudo também visa verificar se a participação comunitária fortalece o vínculo entre a escola e as famílias, promovendo uma educação mais participativa e inclusiva.
Compromisso com a inovação educacional
A participação da Emei Prof. Sílvio Vichi nesse projeto reafirma o compromisso da Secretaria de Educação de Amparo com a inovação na educação. A adoção de práticas pedagógicas que envolvem a comunidade visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem e criar uma educação mais conectada com as necessidades sociais da infância.
A pesquisa também destaca a importância de parcerias com universidades e redes educacionais, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e oferecendo novas perspectivas para o futuro da educação infantil.