Período de reprodução de escorpiões acende alerta de acidentes; saiba agir
Foto: Arquivo/CBN Campinas
Agosto e setembro são os meses de reprodução dos escorpiões. Nesse período, o número de acidentes com esses animais peçonhentos aumenta em todo país. Isso se deve em parte ao fato de as fêmeas concentrarem mais veneno durante a época de reprodução. Além disso, esses aracnídeos se adaptam com facilidade a ambientes domésticos.
A bióloga Heloísa Malavasi explica que entre as estratégias para afastar escorpiões está a eliminação de tudo o que pode virar abrigo ou alimento para eles.
Ainda segundo a bióloga do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, é importante tampar vãos de janelas e portas, afastar móveis das paredes e usar luvas e botas em áreas de passeio.
Os cuidados não eliminam todos os riscos, por isso é importante saber como agir.
Em caso de acidente, lave o local da picada com água e sabão, leve a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo e, se possível, leve o escorpião que provocou o acidente para identificação da espécie.
Heloísa ressalta ainda o que as pessoas não devem fazer.
Neste ano, a secretaria estadual de Saúde já registrou mais de vinte mil acidentes relacionados a escorpiões e três mortes.
Em Campinas, foram 178 casos no primeiro semestre, alta de 11,94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o Devisa registrou 159 casos.
* com informações da Rádio CBN Campinas