Período de maior restrição do Plano SP vai até dia 19
Na foto: Prefeito Thomás e secretários durante reunião com comerciantes e representantes da Aicita
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
A fase vermelha do Plano SP entrou em vigor à 0h de hoje e seguirá até o próximo dia 19. Nesta etapa, de maior restrição, só podem funcionar os serviços considerados essenciais. A circulação também será restrita para evitar aglomerações.
De acordo com a Prefeitura de Itatiba, o toque de recolher passa a valer a partir das 20h, com recomendação para circulação restrita em vias públicas até as 5h. Segundo o prefeito Thomás Capeletto, a fiscalização será intensa contra aglomerações, principalmente aos finais de semana. Denúncias podem ser feitas pelo Whatsapp 3183-0668 (apenas mensagens de texto) ou pelo 153 da Guarda Municipal.
O governador João Doria anunciou o retorno à fase vermelha de todas as regiões do Estado na última quarta-feira, 3. Na ocasião, Doria afirmou que o Estado deve enfrentar nos próximos dias as duas piores semanas desde o início da pandemia. Em Itatiba, segundo informou a Prefeitura, “o percentual de leitos de UTI tem oscilado em taxas de alerta, bem como a letalidade do vírus, que já fez 92 vítimas fatais”.
Reunião
Na manhã da última quinta-feira, 4, o prefeito Thomás se reuniu na Prefeitura de Itatiba com comerciantes e representantes da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), para alinhar as regras e somar esforços no combate ao coronavírus. “Claro que sabemos do impacto que essas medidas têm na vida econômica de nossa cidade (...) É uma situação que ninguém gostaria de ver e viver, mas que, nesse momento, é necessário para salvar vidas e evitar o colapso da Saúde”, disse Thomás.
Acompanharam a reunião os secretários de Saúde, titular e adjunto, Renan Dias Irabi e Lucas Zeponi DalAcqua, respectivamente; e Eduardo Aoun, de Desenvolvimento Econômico e Habitação.
Plano SP
De acordo com o Plano SP, a fase vermelha só permite o “funcionamento normal” de serviços essenciais. Os estabelecimentos precisam cumprir todos os protocolos sanitários, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. O toque de restrição estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do Estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.