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Perimetral de Itatiba deverá atender a uma demanda inicial de 5,6 mil veículos/dia

Na foto, vista aérea das obras de construção da Perimetral de Itatiba que estão sendo realizadas pela Rota das Bandeiras

Por Redação

Foto: Divulgação/Rota das Bandeiras

Da Redação

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, intensificou em março as obras de construção da Perimetral de Itatiba, nova via que irá interligar as rodovias Eng. Constâncio Cintra (SP-360), Romildo Prado (SP-063) e D. Pedro I (SP-065), retirando o fluxo intermunicipal do perímetro urbano. Com o término do período mais chuvoso, as equipes se concentram no serviço de terraplenagem, drenagem profunda e reforço de solo em áreas de solo mole.

O investimento total da Rota das Bandeiras na construção da Perimetral de Itatiba será de R$ 135,1 milhões. A nova rodovia deverá atender a uma demanda inicial de 5,6 mil veículos/dia. Além de retirar o tráfego pesado de veículos do perímetro urbano de Itatiba, a nova rodovia facilitará o deslocamento de motoristas de outros municípios da região, como Bragança Paulista e Morungaba, no percurso para a região de Jundiaí e, consequentemente, para a capital paulista.

Segundo a Rota das Bandeiras, a rodovia terá pistas separadas por um canteiro central e contará com acostamento e refúgio. Serão implantadas quatro passagens inferiores, além de uma via local. Os motoristas terão à disposição uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), guinchos e ambulâncias.

Obras

De acordo com a Concessionária, a nova rodovia é construída em uma região montanhosa e será necessária a realocação de quase 1,5 milhão de metros cúbicos de terra. “Para se ter uma ideia do volume, a quantidade de terra seria suficiente para encher 580 piscinas olímpicas. Para a execução do serviço, a Concessionária utiliza, pela primeira vez desde o início da Concessão, nove motoscrapers, equipamento “2 em 1”, que faz o corte e transporte do material para as frentes de aterro”.

O engenheiro responsável pelas obras, Rodrigo Lemos, explica que, “como temos um volume de terra muito grande e as regiões de corte e aterro são próximas, este tipo de equipamento é o mais indicado, em substituição a escavadeiras tradicionais e o transporte com caminhões”.

Atualmente, a obra conta com 120 operários, que manuseiam 93 equipamentos. As obras de implantação da Perimetral contemplam um trecho com cerca de 6 km de extensão, do trevo de Louveira, no entroncamento entre as rodovias Eng. Constâncio Cintra e Romildo Prado, até as imediações do km 23 da rodovia Luciano Consoline (SP-063).

Viadutos

A Rota das Bandeiras informou que concluiu em 2020 a construção de quatro viadutos, necessários para ligação de vias locais pelas passagens inferiores, e está na fase final em pontos para o tratamento de solo mole com colunas de brita, para garantir sua estabilidade. Os serviços de terraplenagem e pavimentação tem previsão de serem concluídos no primeiro semestre de 2022. 

Paralelamente à execução desta etapa das obras, a Concessionária aguarda aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) do projeto de implantação da terceira e última etapa de implantação da nova rodovia, que garantirá a conexão da Perimetral com a Rodovia D. Pedro I (SP-065), a partir da Rodovia Luciano Consoline (SP-063).

 

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