Peça teatral será apresentada na próxima semana em Itatiba
Sucesso de público e crítica, a obra chega a Itatiba com recursos do Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo
Foto: Divulgação/Ale Virgílio
Da Redação
“O Aniversário de Jean Lucca” é o nome da peça teatral que a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, trará para apresentação gratuita no município na próxima semana. Os ingressos podem ser retirados a partir desta segunda-feira, dia 15, na Biblioteca Municipal Chico Leme e a apresentação será no sábado seguinte, dia 20, às 20h, no Teatro Ralino Zambotto.
Sucesso de público e crítica, a obra chega a Itatiba com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc) do Governo do Estado de São Paulo. A peça, que estreou em 2019, tem traços de musical por conter canções originais do compositor e dramaturgo Dan Nagakawa, responsável também por texto e direção do espetáculo. O músico André Vilé executa sonoplastia experimental ruidosa e toca ao vivo parte desta trilha sonora composta pelo diretor.
Cultura de Indiferença
A peça narra os preparativos da festa de aniversário do menino Jean Lucca - que se faz presente pela sua constante ausência. Filho único de um casal que mora em um luxuoso condomínio nos arredores de São Paulo, o menino nunca é visto na peça, que conta um elenco de dez atores.
As pessoas que vão chegando na casa dessa família se mostram uma ameaça na vida do casal anfitrião, gerando paranoia ou apatia, fruto de muros invisíveis e subjetivos, gerando incômodo frente à marginalização, segregação, apatia social e indiferença, presentes na sociedade.
O texto nasceu em consonância com estudos do psicanalista e professor paulistano Christian Dunker sobre o conceito de Cultura de Indiferença, que nega as diversidades individuais, erguendo barreiras para anular essas subjetividades - cultura que se desenvolve no interior de uma sociedade predominantemente branca e heteronormativa.
Retirada de ingressos
A peça tem uma hora de duração, é destinada a maiores de 12 anos e terá interpretação em Libras - Língua Brasileira de Sinais. Para retirada de ingressos gratuitos, basta o interessado ir à Biblioteca Chico Leme (Rua Campos Salles - 380, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h30 às 11h30.