PDL do Circuito das Frutas busca fortalecer o turismo e o empreendedorismo
Reunião realizada no último dia 19 sobre o PDL do Circuito das Frutas
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Divulgação
Da Redação
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou, na tarde do último dia 19, o diagnóstico da Governança para o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) de Turismo para o Circuito das Frutas, que inicia com a abordagem do tema. O PDL tem a participação de representantes de todas as cidades do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, como Itatiba e Morungaba, e está sendo realizado pelos escritórios de Jundiaí, Campinas e Guarulhos do Sebrae.
O objetivo é fortalecer a governança regional e, em conjunto, trabalhar a capacitação dos empreendimentos do segmento de turismo, além de desenvolver gestão inteligente, sustentável e ações que aprimorem os produtos turísticos regionais e a divulgação dos mesmos. Além disso, busca compreender as condicionantes atuais e o nível de maturidade do ambiente empreendedor do Circuito das Frutas, tanto para apoiar a identificação dos fatores críticos que precisam compor uma agenda estratégica, como para apontar para o desenvolvimento local e o fortalecimento do empreendedorismo.
Benefícios do programa
“O programa é voltado ao público cuja principal fonte de renda é o turismo, como o micro e pequenos empresários, buscando caminhos para trazer os turistas de volta. É um caminho para prosseguir de alguma forma o contato com os turistas para não perde-los totalmente e aguardar até chegarmos à Fase Verde do Plano São Paulo, o que depende muito do processo de vacinação contra a covid-19”, explicou Julio César Moraes, diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Morungaba.
A técnica de Escritório Regional do Sebrae Jundiaí, Erika Miguel de Jesus, explicou que “o diagnóstico está dividido em quatro áreas: Políticas Públicas, Capital Humano e Empreendedor, Parceiros e Soluções e Mercado”, ela ainda informou que as ações estão previstas para serem realizadas ainda em 2021.