Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa é lançada em Jundiaí
As pessoas idosas contam com mais um instrumento de proteção em Jundiaí a partir de agora. Nesta quarta-feira (27), foi lançada a Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa. No programa, a Guarda Municipal será a responsável pelo projeto através de rondas e visitas aos idosos que moram em Jundiaí. O Comitê das Crianças, os alunos da EMEB Prof. João Luiz de Campos e os idosos da Associação Almater também participaram da entrega, realizada no Paço Municipal. A ação faz parte da Programação da Semana da Pessoa Idosa 2023.
“A atuação será com foco na prevenção e na garantia das condições de segurança, tranquilidade, respaldo e bem-estar das pessoas idosas no município”, disse o comandante da GM, Benedito Moreno. Em princípio, uma equipe estará direcionada ao trabalho na Patrulha de Proteção Idosa.
O Município já conta com politicas públicas para a pessoa idosa, como o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), bem como o bem como o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil, que conta a Assessoria de Políticas para o Idoso, Assessoria de Políticas de Direitos Humanos e ainda o Ambulatório de Geriatria, que atende pessoas idosas nas suas necessidades de saúde e o Programa Saúde da Família, com atenção à pessoa idosa na residência.
“A Patrulha de Proteção à Pessoa Idosa é um programa inovador para Jundiaí, além de ser pioneiro no Brasil. Até dezembro, teremos 465 guardas municipais trabalhando em Jundiaí, além de todos os investimentos em armamentos, viaturas e inteligência. Direcionar a segurança para os idosos através dessa política pública é muito importante para a proteção dessa população”, reforçou a coronel Carla Basson, gestora de Segurança Municipal.
De acordo com a Fundação SEADE, Jundiaí tem 71.177 habitantes acima de 60 anos, representando 18,63% da população. “Além das políticas públicas voltadas à infância, que têm sido prioridades na administração, agora avançamos na proteção dos idosos, com esse projeto. A Patrulha é mais um instrumento importante na luta contra a violência a essa população. O nosso principal objetivo é cuidar das pessoas em sua integralidade”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
As denúncias de maus-tratos ou violência contra os idosos devem ser realizadas através do 153, da Guarda Municipal. “Cuidar das pessoas é a principal atribuição que o prefeito Luiz Fernando Machado nos dá todos os dias e esse projeto vem ao encontro dessa premissa”, disse o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael. “As ações voltadas à proteção dos direitos da pessoa idosa são desenvolvidas no município durante todo o ano, com campanhas, rodas de conversas, eventos e articulações com as Unidades de Gestão. A Patrulha da Pessoa Idosa corrobora essa linha de atenção e cuidados, oferecendo acesso, amparo e, principalmente, atuando na prevenção e no enfrentamento no combate à violência contra a pessoa idosa”, lembrou a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli.
Também participaram da cerimônia os gestores José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças); Gustavo Maryssael (Casa Civil); Vasti Ferrari Marques (Educação); Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social); Fernando Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania); a Assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli; a presidente do COMDIPI, Fé Juncal, além dos vereadores Antônio Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal, Quézia de Lucca e Daniel Lemos; e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e demais servidores da Prefeitura de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ