Parque Fazenda Cachoeira é declarado de interesse ambiental
Decreto também engloba Parque Bom Jardim, onde se encontra a nova represa
Foto: Pref. Vinhedo
Foi publicado no Boletim Municipal da Prefeitura de Vinhedo desta terça-feira (2), o decreto nº 248/24 que declara áreas de interesse ambiental, hídrico e de proteção de mananciais, o Parque da Fazenda Cachoeira e outras áreas do município importantes para garantir a sustentabilidade hídrica e qualidade de vida da população.
O anúncio oficial foi feito durante a cerimônia de entrega da Represa V, no último domingo, dia 30 de junho, e contempla também o próprio Parque do Bom Jardim, onde está a nova represa, área que também foi declarada de interesse hídrico para a proteção dos mananciais existentes na região leste da cidade.
De acordo com o decreto, entende-se por Parque da Fazenda Cachoeira as áreas lindeiras e contíguas que interligam e são responsáveis pelo abastecimento hídrico das Represas I, II, III, visando a preservação e conservação dos recursos hídricos, mananciais, fauna e flora locais. Já o Parque Bom Jardim é formado pelas áreas lindeiras e contíguas responsáveis pelo abastecimento hídrico da Represa V.
Tais áreas ficam sujeitas a estudos e planos de ação específicos que visem à implementação pelo poder público de represas e parques ecológicos pretendidos, visando a modelagem prévia quanto a viabilidade ambiental e financeira da municipalidade em implementá-las.