Paróquias se mobilizam para receber fiéis com segurança
Cerca de 40 voluntários ajudaram a remover os bancos da Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém
Foto: Lidiane Oliveira (catequista) e Natália Cunha (Grupo de Jovens Persevera Juventude)
Da Redação
Após Itatiba retornar à fase laranja do Plano São Paulo, do governo do estado, os templos religiosos cadastrados no site da Prefeitura e que já passaram por fiscalização podem voltar a realizar cerimônias, desde que cumpram as medidas sanitárias.
Na manhã do último domingo, 2, cerca de 40 voluntários ajudaram a remover os bancos da Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém, na Praça da Bandeira. Os mesmos foram substituídos por cadeiras para facilitar a higienização.
A ação fez parte de um conjunto de normas exigido pela Vigilância Sanitária para garantir a segurança dos fiéis durante as celebrações e evitar a propagação de coronavírus.
Fátima e Santa Cruz
As paróquias de Santa Cruz e Nossa Senhora do Rosário de Fátima voltam a celebrar missas presenciais neste sábado e domingo, 8 e 9, com capacidade máxima de 40 pessoas.
Em Fátima, no sábado, a missa será celebrada às 19h; no domingo: às 8h,10h e 19h. Mesmos dias e horários na Santa Cruz, mas é preciso confirmar presença através do número 4487-2818, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h30. A missa de sábado será transmitida pela CRN.
Recomendações da Vigilância Sanitária
- Obrigatório uso de máscara;
- Os fiéis precisam higienizar as mãos com álcool em gel ao entrar na igreja e antes de receber a Sagrada Eucaristia;
- Pessoas com mais de 60 anos ou que apresentem sintomas como febre, tosse e dor de garganta são orientadas a não comparecer;
- Os fiéis deverão ocupar os lugares previstos, mantendo as distâncias estabelecidas;
- Durante a oferenda, o recolhimento de ofertas e dízimos serão realizados pela equipe da Liturgia, passando os cestos pelos corredores;
- O diálogo individual da Comunhão: “Corpo de Cristo”, “Amém” será feito apenas uma vez por quem preside; depois, de forma coletiva, a resposta: “Senhor eu não sou digno...”;
- A Comunhão será distribuída nas mãos e os fiéis permanecerão nos bancos. Não haverá procissão para a Comunhão.
Fonte: Paróquia de Santa Cruz