Parlamentares Jovens da Câmara realizam 2ª Sessão Ordinária
Foto: Amanda Vedovello / CMI
Foi realizada, na noite da última terça-feira (05), a 2ª Sessão Ordinária do Parlamento Jovem de 2024 da Câmara Municipal de Itatiba. A reunião aconteceu no Plenário Vereador Abílio Monte, seguindo os moldes das sessões oficiais da Câmara, e foi precedida pela cerimônia de descerramento da placa da 2ª Legislatura na galeria dedicada ao programa.
A Sessão contou com a presença do vereador Washington Bortolossi e da Coordenadora Municipal dos Grêmios Estudantis, Elizabeth Tafarello, além de familiares dos parlamentares e membros da direção e do corpo docente das escolas participantes do projeto. A condução dos trabalhos foi feita pela Mesa Diretora, composta pelo presidente Daniel Augusto de Morais Silva; vice-presidente Emylle Vittoria de Souza Galvão; 1ª e 2ª secretárias, Maria Beatriz Eufrosino Barbieri e Giovanna Aparecida Barcaro, respectivamente.
Cerimônia
Antecedendo a Sessão Ordinária, foi realizada uma cerimônia simbólica de descerramento da placa da 2ª Legislatura na galeria do Parlamento Jovem, inaugurada no primeiro ano do programa. A placa traz as fotos dos parlamentares que compuseram a Mesa Diretora, além dos nomes de todos os participantes desta edição.
O descerramento foi feito pelo vereador Washington Bortolossi, junto ao presidente da atual legislatura, Daniel Augusto de Morais Silva
2ª Sessão Ordinária
Durante a Sessão, os jovens deliberaram sobre 12 requerimentos e 23 indicações. As proposituras tratam sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, saúde mental e a infraestrutura das escolas, além da implantação de melhorias em seus bairros. Todas as propostas receberam parecer favorável.
No horário destinado ao tema livre, o presidente Daniel Augusto fez uso da palavra para falar sobre a influência do programa em sua vida. “O Parlamento Jovem me ajudou muito e tenho certeza que ainda vai me ajudar nas minhas decisões futuras. Pretendo estudar mais sobre política, me aprofundar no assunto, e, futuramente, espero poder representar o povo”, declarou.
Outros participantes também destacaram o que aprenderam com o projeto. “Durante minha experiência no Parlamento Jovem, eu entendi como é importante conhecer as leis. Com isso, comecei a incentivar meus colegas a buscarem conhecer seus direitos”, explicou a estudante Anna Victória Sales Saraiva.
“Este programa é uma lição de cidadania e de democracia, que tem servido de exemplo para outros municípios. Iniciativas como essa são uma oportunidade de ouvirmos os jovens e, também, de aprendermos com eles”, ressaltou o vereador Washington Bortolossi.