Paris 2024: 7 recordes que Marta pode quebrar nos Jogos Olímpicos
Marta tentará nos gramados de Paris 2024 aumentar ainda mais seu legado como a melhor jogadora de futebol de todos os tempos. Ela participará de sua sexta edição dos Jogos Olímpicos. Tamanha longevidade, somada à excelência de quem já foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, proporciona sete recordes que podem ser quebrados na capital francesa, lista que o Bolavip Brasil apresenta a partir de agora. A principal marca a ser batida: se levar o ouro, será a brasileira mais velha a subir no lugar mais alto do pódio olímpico na história do esporte nacional.
Veja os sete recordes que Marta pode quebrar em Paris 2024. A seleção estreará nesta quinta-feira (25), contra a Nigéria.
1 - Marta terá 38 anos, cinco meses e 22 dias no dia em que a final do torneio feminino acontecerá. Se for campeã vai superar Fofão, do vôlei, atualmente a brasileira mais velha a ganhar o ouro olímpico, com 38 anos, cinco meses e 13 dias, nos Jogos de Pequim, em 2008.
2 - Se ganhar uma medalha, não importa a cor, Marta vai se tornar a única jogadora do futebol brasileiro a subir ao pódio olímpico três vezes. Ela foi medalha de prata em 2004 e 2008.
3 - Se o Brasil for campeão olímpico vencendo todas as partidas, Marta somará mais seis vitórias em competições olímpicas e chegará a 20. Com isso, vai superar as 19 vitórias da ex-zagueira dos Estados Unidos Christie Rampone e se tornará a jogadora com mais vitórias no torneio olímpico.
4 - Se fizer dois gols nos Jogos de Paris, Marta vai ultrapassar Cristiane e se tornar a jogadora com mais gols em Olimpíadas na história. Atualmente, a camisa 10 soma 13, contra 14 da ex-companheira de seleção.
5 - Se marcar pelo menos uma vez, Marta vai ampliar o recorde que já é seu - é a única jogadora a fazer gols em cinco edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Marta balançou as redes em 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020.
6 - Se fizer dois gols em Paris 2024, Marta vai se tornar a quinta maior goleadora da história das seleções femininas. Atualmente ela soma 115 pelo Brasil, contra 116 da escocesa Julia Fleeting.
7 - Se Marta alcançar a artilharia da competição, vai se tornar a jogadora mais velha a alcançar o topo da lista de goleadoras. Atualmente, o recorde é de Melanie Behringer, da Alemanha, artilheira nos Jogos do Rio aos 31 anos.
Crédito da imagem:
Sipa US/ Alamy