Parceria entre Prefeitura e Senac traz dois cursos gratuitos à população itatibense
A previsão é de que as aulas tenham início no dia 16 de agosto. Os cursos serão de segunda a sexta-feira
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, assinou na última segunda-feira, 18, convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - unidade Jundiaí, para oferecer à população dois cursos presenciais do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com início já em agosto. São eles: Empreendedor de Pequenos Negócios e Auxiliar Administrativo.
As matrículas podem ser feitas até o dia 5 de agosto. O interessado deve comparecer pessoalmente, das 8h às 17h, na sala de Inclusão Produtiva da Secretaria da Ação Social, Trabalho e Renda, na Av. Nair Soares de Macedo Fattori - 200, Vila Santa Clara, ao lado da rodoviária. É necessário apresentar CPF e RG. No caso de menores de idade, os mesmos documentos devem ser apresentados pelos pais ou responsáveis.
A previsão é de que as aulas tenham início no dia 16 de agosto. Os cursos serão de segunda a sexta-feira: Empreendedor em Pequenos Negócios, das 8h às 12h; e Assistente Administrativo, das 13h30 às 17h30.
Critérios para participar
Para o curso Empreendedor em Pequenos Negócios é preciso ter, no mínimo, 17 anos. Para Assistente Administrativo, a idade mínima é de 15 anos. Ambos exigem escolaridade mínima de Ensino Fundamental incompleto. A carga horária é de 160 horas.
O programa, fruto de um acordo entre Senac, governo federal e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), amplia o acesso à educação profissional de qualidade para quem tem renda familiar mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.424) por pessoa.
Mercado de trabalho
O prefeito Thomás Capeletto disse no ato da assinatura que os cursos vão ajudar a população a ingressar no mercado de trabalho. “São dois cursos totalmente gratuitos para a população que vão ajudar a capacitar muitas pessoas para retornar ao mercado de trabalho - tanto com carteira assinada quanto aqueles que querem abrir o próprio negócio”.
Já o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, falou sobre a importância da qualificação profissional. “Temos em Itatiba muita oferta de emprego e pessoas desempregadas. Com estes cursos preparatórios, podemos encaixar essas duas necessidades. Como estou acompanhando diretamente o PAT [Posto de Atendimento ao Trabalhador], vejo que precisamos desses cursos. Essa assinatura faz com que a gente prepare o pessoal para o mercado de trabalho”.
Também participaram da assinatura a gerente em exercício do Senac Jundiaí, Michele Stoco Carrara; do Departamento de Assistência Social de Itatiba, Maria Regina Suzan; e a coordenadora de Negócios do Senac Jundiaí, Marlene André.