Para além da fabricação de veículos: entenda a crescente diversificação de segmentos das empresas automobilísticas
Confira algumas alternativas para a inovação na indústria automotiva
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No mundo competitivo da indústria automobilística, a busca pela diversificação não se restringe apenas à produção de veículos. Cada vez mais, as empresas do setor reconhecem a importância de expandir seus horizontes, tanto em termos de mercado quanto de inclusão social.
O II Fórum AB Diversidade destacou a necessidade imperativa das organizações automotivas em abraçar a diversidade e promover a inclusão, não apenas como uma obrigação moral, mas também como uma estratégia de negócios inteligente e sustentável.
Entenda mais sobre o assunto no decorrer da leitura!
Inclusão e equidade: a mensagem central do II Fórum AB Diversidade
O II Fórum AB Diversidade, organizado pela Automotive Business, reuniu líderes e profissionais do setor automotivo para discutir a importância da pluralidade nas organizações. O evento propôs diversos insights sobre as possíveis melhorias no segmento e lançou a Primeira Cartilha das Boas Práticas do Setor Automotivo.
A principal mensagem foi: a busca pela equidade de gênero, raça e inclusão de grupos minoritários, como pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas LGBTQIA+, deve ser uma prioridade constante para as empresas automotivas.
Isso porque não se trata apenas de uma questão de responsabilidade social, mas também de um imperativo para garantir a sustentabilidade e o sucesso em longo prazo das organizações.
Diversificação de mercado: um caminho necessário
Além de promover a diversidade interna, as empresas automotivas estão cada vez mais reconhecendo a importância da diversificação de mercado. A capacidade de atender a diferentes segmentos e necessidades do mercado é essencial para garantir a resiliência e a competitividade no cenário atual, segundo especialistas.
A diversificação também pode ser uma estratégia para reduzir a dependência de um único mercado e mitigar os riscos associados a flutuações econômicas.
Uma das maneiras pelas quais as empresas automotivas podem diferenciar seus mercados é por meio da exportação. No entanto, essa estratégia exige mais do que simplesmente ter um produto competitivo.
O primordial é ter uma produtividade capaz de suprir as demandas específicas de diferentes mercados internacionais. Além disso, as empresas brasileiras precisam investir em qualidade e inovação para competir em escala global.
O futuro da indústria automobilística
As previsões para o setor automotivo em 2024 são otimistas e projetam um aquecimento nas vendas de carros, com alta de 12%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Automotores (Fenabrave). Incluindo as motocicletas e os caminhões, essa estimativa sobe para 13,5%, de acordo com a entidade.
Outras tendências, como hibridização, mobilidade verde, aumento na procura por aluguel de carro e diversas novas marcas chegando em território nacional, indicam que a indústria automobilística do futuro será aquela que abraça a diversidade em todas as suas formas e se adapta às demandas e aos desafios do mundo em constante mudança.