Palmeiras goleia e vira vice-líder; São Paulo vence e Red Bull Bragantino empata
Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Por FPF
Três times paulistas entraram em campo neste domingo (15), no encerramento da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Allianz Parque, o Palmeiras aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre o Criciúma e assumiu a vice-liderança. Já o São Paulo foi até o Mineirão com o time reserva e superou o Cruzeiro por 1 a 0, enquanto o Red Bull Bragantino, em casa, buscou o empate por 2 a 2 diante do Grêmio.
Com os resultados, o Palmeiras chegou a 50 pontos, ultrapassou o Fortaleza e tem três pontos a menos que o líder Botafogo. O São Paulo aparece em quinto lugar, com 44 pontos e o Red Bull Bragantino ocupa a 12ª colocação, com 31. O Cricíuma é o 15º, com 28 pontos, empatado com o Grêmio, que está uma posição acima, em 11º. O Cruzeiro é o sétimo, com 41.
Com 17 minutos, o Palmeiras já vencia o Criciúma por 3 a 0. Logo aos 48 segundos, Flaco López marcou o gol mais rápido da edição de 2024. Aos 14, Felipe Anderson ampliou e aos 17, Tobias Figueiredo marcou contra. Na volta do intervalo, aos cinco, Estevão transformou a vitória em goleada ao marcar o quarto gol. Aos 31, Raphael Veiga marcou o quinto e fechou o placar. O time paulista ainda teve Caio Paulista expulso, na metade do segundo tempo.
No estádio Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino ficou duas vezes atrás do placar. Monsalve, aos 28 minutos abriu o placar para o Grêmio. A reação do time de Bragança Paulista veio na reta final, com Eduardo Sasha cobrando pênalti, aos 44. Na segunda etapa, Jemerson voltou a colocar o time gaúcho novamente na frente, aos oito. Minutos depois, Vinicinho buscou novamente a reação da equipe do interior, empatando a partida aos 18.
Em Belo Horizonte, no Mineirão, com o time reserva, o São Paulo foi melhor que o Cruzeiro na primeira etapa, chegando a ter um gol anulado da jóia William Gomes, por impedimento. Cássio ainda salvou os chutes de André Silva e Erick. No segundo tempo, enfim o atacante comemorou. Em contra-ataque, William Gomes recebeu na área e mandou no ângulo, aos 13, decretando a vitória paulista em Minas Gerais.
O trio volta a campo no próximo domingo (22) pela 27ª rodada do Brasileiro. O Palmeiras encara o Vasco, em São Januário, às 16h. No mesmo horário, o Red Bull Bragantino visita o Atlético-MG, na Arena MRV. Mais tarde, às 18h30, o São Paulo tem pela frente o Internacional, no MorumBIS. O São Paulo é o único time que atua no meio de semana, na quarta-feira (18), às 21h30, contra o Botafogo, no Engenhão, pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa Libertadores.