Palmeiras empata com o Deportivo Pereira e confirma vaga na semifinal
Foto: Miguel Schincariol/AFP
Por FPF
O Palmeiras confirmou vaga na semifinal da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira (30), ao empatar com o Deportivo Pereira-COL, por 0 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo confronto de volta das quartas de final.
A classificação já havia sido praticamente conquistada no confronto de ida, quando o time paulista goleou por 4 a 0, em Pereira, na Colômbia. Somente um desastre tiraria a vaga do Palmeiras, que atuou durante os 90 minutos com a vantagem e comemorou após o apito final.
Ao contrário do que muitos imaginavam, o Palmeiras teve dificuldades no primeiro tempo. A principal chance dos paulistas aconteceu aos 16 minutos, quando Flaco López roubou bola no ataque, invadiu a área e chutou com a perna canhota. Quintana caiu no canto direito e espalmou para escanteio.
O Deportivo Pereira encaixou a marcação e não deu espaços ao Palmeiras. E, aos poucos, saiu para o jogo e poderia ter surpreendido. Aos 42, Zuluaga recebeu cruzamento da esquerda, ‘furou’ a primeira finalização e na sequência conseguiu chutar com a direita, mas nas mãos do goleiro Weverton.
A chance animou o time colombiano, que viu a possibilidade de aproveitar a falta de ímpeto do Palmeiras. Aos 44, Ángelo Rodríguez ganhou de dois defensores, invadiu a área e finalizou forte com a perna direita. A bola explodiu na trave, passou por trás de Weverton e saiu pelo lado, assustando a torcida nas arquibancadas.
No segundo tempo, o ritmo dos dois times caiu bastante. O Palmeiras só assustou aos 20 minutos, quando Richard Ríos roubou bola e tocou para Flaco López. Ele cruzou da direita e encontrou Artur, que finalizou de primeira e obrigou o goleiro Quintana fazer boa defesa no canto inferior.
O lance despertou o Palmeiras, que passou a atacar mais. Aos 26, Flaco López lançou Mayke na direita. O lateral saiu em velocidade e cruzou rasteiro até Artur finalizar forte por cima do travessão. Mas o Deportivo Pereira não ficou atrás e também respondeu aos 28, quando Balboa recebeu livre na área e chutou na saída de Weverton, que desviou a bola com a cabeça pela linha de fundo.
A situação do Deportivo Pereira, que já era ruim com a desvantagem no placar agregado, ficou ainda pior aos 30 minutos, quando Quintero recebeu o segundo amarelo (duas faltas em Endrick) e acabou expulso de campo. Com um homem a mais, o Palmeiras naturalmente cresceu na partida e criou mais oportunidades.
Já na reta final, aos 39, Mayke disparou pela direita e cruzou na medida para Enderick finalizar rente à trave. O Palmeiras seguiu administrando o resultado e esperou o apito final para comemorar a classificação com os mais de 37 mil torcedores no Allianz Parque.