Paixão nacional: Brasil conta com 70 mil padarias
Negócio é um dos mais promissores e resilientes do mercado nacional
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As padarias são, sem dúvida, um dos estabelecimentos mais conhecidos e amados pelos brasileiros. Elas são verdadeiros “shoppings de alimentos”, oferecendo uma variedade de opções, como cafés, pizzas, pães e salgados, entre outras.
De fato, é comum ouvir dizer que em cada esquina do Brasil há uma padaria — e isso não é apenas força de expressão. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), havia 42 mil padarias no Brasil em 2001. Vinte anos depois, o número já supera os 70 mil, o que dá uma média de 12,63 padarias para cada município brasileiro.
Alguém pode até pensar que o setor de panificação está saturado, dado o alto número de estabelecimentos. No entanto, as padarias ainda representam uma grande oportunidade de investimento em um negócio resiliente e com enorme potencial. Conheça agora como funciona uma padaria e as particularidades desse mercado.
Quase um quinto do país
As padarias são presença constante na vida de praticamente todos os brasileiros, conforme apontam os dados da ABIP: mais de 41 milhões de pessoas entram todos os dias em uma padaria para comprar pão.
Esse número corresponde a 20% da população brasileira, que em 2023 alcançou 203 milhões de pessoas de acordo com o censo. Considerando que grande parte dessas pessoas tenha família, é seguro dizer que praticamente toda a população brasileira consome produtos diariamente em uma padaria.
No entanto, o foco das padarias sofreu uma mudança drástica nos últimos anos. Se antes esses lugares tinham como foco apenas os pães, hoje ele é o item menos visível das vitrines. Nesse sentido, as padarias começaram a ampliar seu foco em diferentes produtos, como bolos, salgados, doces, refrigerantes e muitos outros.
Outra tendência que atingiu o mundo nos últimos dois anos é a procura por uma alimentação mais saudável, que inclua fibras e alimentos integrais. Isso também atingiu as padarias, que viram uma diminuição na busca por produtos mais gordurosos ou carregados de açúcares.
Por isso que os estabelecimentos também passaram a oferecer opções mais saudáveis, como sanduíches integrais ou veganos, além dos próprios pães integrais. Além de ajudar na saúde dos clientes, esses produtos causam menos danos ao ambiente, resultando numa postura mais sustentável.
Tecnologias e gigantes concorrentes
Junto com a variedade de alimentos, as padarias também começaram a adotar comodidades para os clientes. Por exemplo, a opção de delivery antes era rara nesse tipo de estabelecimento, mas agora é uma modalidade presente em várias padarias.
Dessa forma, esses estabelecimentos conseguem manter a tradição de servir como um ponto de reunião das pessoas, mas passam a oferecer uma opção para quem não gosta ou não pode se deslocar até elas.
Outra mudança nesse mercado é que as padarias estão aos poucos perdendo aquele ar de “padaria de bairro”. Isso porque muitas companhias de renome, como Carrefour e Pão de Açúcar, já estão investindo pesado na panificação e criando suas próprias padarias dentro dos supermercados, unindo praticidade e comodidade a esse setor.
O aconchego do bairro
Contudo, as padarias individuais ainda possuem um amplo espaço para crescer, sobretudo aproveitando as vantagens em relação às grandes redes. Uma dessas vantagens é a possibilidade de ter um relacionamento mais próximo com os clientes, dada a menor escala do negócio.
Dessa forma, as pequenas padarias conseguem estabelecer uma relação de confiança com os clientes, aumentando a fidelização. Embora não tenham a vantagem da escala, elas podem fidelizar os clientes mais facilmente, reduzindo os custos com a aquisição de novos consumidores.
Além disso, o setor de panificação ainda tem muito espaço para inovação e entradas, já que muitas cidades possuem poucas padarias. Muitos bairros sequer possuem uma unidade próxima, o que mostra que investir em padarias ainda é uma atividade que pode trazer excelentes retornos no longo prazo.