Outubro Rosa: primeira-dama diz que a campanha continua
A Caminhada de Conscientização ao Câncer de Mama de 2019 foi realizada no sábado, dia 19, com saída na Praça da Bandeira
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Sábado, dia 19, foi realizada a tradicional Caminhada de Conscientização ao Câncer de Mama, com saída na Praça da Bandeira. O evento teve início com a entrega de camisetas do Instituto Avon, que foram trocadas por um pacote de 500 gramas de balas, que serão usadas no Natal.
Enquanto as mulheres recebiam as camisetas, serviços como Odonto Móvel e de saúde, que tiveram apoio da Drogaria Marcelo, estavam sendo oferecidos. Houve uma apresentação de capoeira reunindo várias escolas de Itatiba, e a professora Leda Saldanha compartilhou a sua história com o público presente, “descobri um câncer por conta de exames preventivos com 22 anos, não foi de mama, mas foi no útero. Meu filho tinha um ano na época, e passei três anos da minha vida em hospitais. Foi triste, mas se não tivesse optado por me tratar poderia nunca mais ver meu filho”.
Abertura
Após a apresentação de capoeira houve a abertura em que estavam presentes a presidente da Rede de Voluntárias de Câncer de Itatiba, Lenice Sanfins; o prefeito de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira; e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mayara Aparecida Lopes de Oliveira.
Lenice aproveitou a ocasião para mais uma vez, convidar as mulheres a fazer a mamografia, “todas as mulheres acima de 40 anos deve fazer; para quem já tem histórico familiar ou suspeita de alguma coisa, devem começar aos 35. Vamos cuidar de nossa saúde, e de nossas mamas”, completou a presidente da Rede de Voluntárias, alertando sobre os cuidados com a saúde.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mayara Lopes, destacou a grande procura pelo exame, “mais de duas mil mamografias foram realizadas nesse período da campanha, o primeiro mutirão já foi realizado, mas o 2º será no próximo dia 26. A adesão das mulheres está sendo muito grande, a gente convida para fazer o autoexame também, mas nada substitui a mamografia, então quem não retirou a via está convidada a retirar”, completou Mayara.
Programação
Conforme lembrou a primeira-dama, “o evento de caminhada geralmente é o encerramento da campanha do Outubro Rosa, porém depois de hoje, a campanha ainda continua”.
Nesta terça-feira, às 19h, no Teatro Ralino Zambotto, será realizada a peça teatral “Do ponto G ao ponto H, a sua vida vai melhorar!”, com a sexopsicoteraputa dra. Vavá; os convites custam R$ 25 e um pacote de fraldas, para adquirir é só entrar em contato com as voluntárias: (11) 4538-8406. Na próxima sexta-feira, dia 26, das 9h às 12h, haverá o 2º Mutirão para entrega de exames de mamografia já realizados, no Ambulatório Central de Especialidades (SUS).
E para encerrar a Campanha Outubro Rosa 2019, no próximo dia 30, às 13h30, será realizado um Chá Beneficente no Itatiba Esporte Clube, no valor de R$ 15, para garantir o convite: (11) 4538-8406.