Outubro Rosa 2022 tem início com música e caminhada
Na manhã de sábado, dia 1º, foi realizada a tradicional caminhada
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba deu início ao Outubro Rosa 2022 - Um Toque pela Vida, na noite de sexta-feira, dia 30, no Paço Histórico Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, na Praça XV de Novembro, com a apresentação do Coral Filarmônico do Itatiba Esporte Clube (IEC).
Na presença de autoridades e parceiros, como representantes da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, a noite teve ainda momentos de emoção com depoimentos de mulheres que foram impactadas pelo câncer – próprio ou em suas famílias – e tiveram todo apoio e acolhida no município, com a saúde pública e o voluntariado.
Segundo o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, diz que essa é a maior ação do mundo para saúde da mulher, e lembrou, que – além da expressiva oferta de mamografias, que é especial neste mês – o município já recebeu com sucesso no início deste ano, em janeiro, a carreta da mamografia, em parceria com o Governo do Estado, ampliando a oferta desses exames para as mulheres de Itatiba.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - 95% das mulheres que identificam precocemente o câncer de mama obtêm a cura. O exame é indicado para mulheres acima de 40 anos – que não tenham feito o exame nos últimos dois anos. Elas devem procurar a unidade de saúde pública de seu bairro para orientações e marcação.
Caminhada
Na manhã de sábado, dia 1º, foi realizada a tradicional caminhada e os participantes vestiam a camiseta alusiva à campanha, que foi trocada por 1kg de alimento, para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba.
“Entre um Outubro Rosa e outro, tivemos uma grande conquista aqui em Itatiba: agora, depois de décadas, temos tratamento oncológico na nossa cidade. Uma vitória que é referência - aqui são atendidos pacientes de 35 cidades. Parabenizo também a Rede Feminina de Combate ao Câncer por décadas de trabalho humanitário que desempenha em nossa cidade, por este voluntariado bonito que fazem”, ressaltou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Na caminhada de conscientização, o prefeito também ressaltou a importância do empenho em levar a mensagem a toda população. “Não é só fazer exame: leve ao médico. Às vezes, temos medo do resultado, mas tem que ir, porque o tratamento tem mais sucesso quando começa no início. Não deixe para depois”, incentivou o prefeito Thomás.
Nesta semana
Hoje, dia 4, a Casa Rosa da Mulher recebe dois eventos: às 13h30, Música e Movimento com a fisioterapeuta Carla Labate P. de Campos; seguido de roda de conversa, às 14h, sobre “A saúde da mulher e relação sexual para pacientes oncológicos", com a ginecologista e mastologista Maria Weber.
Também integra a programação oficial a ação da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, que realiza a tradicional Tarde Beneficente amanhã, dia 5, às 14h, no salão nobre do Itatiba Esporte Clube (IEC).
Na quinta, dia 6, mais uma programação na Casa Rosa. Em parceria com o Instituto ABIHPEC/Grupo Mulheres do Brasil/Grupo Entre Rosas, recebe pela manhã, às 9h, Capacitação de Voluntárias Maquiadoras e à tarde, às 14h, uma oficina com pacientes oncológicas e doação de kits de maquiagem.
À noite, será momento de abertura da segunda edição da Exposição Um Toque de Esperança, com fotos feitas por Elza Carrara, às 19h, no Espaço Dito Pinhá da Câmara de Itatiba.