Os desafios empresariais para melhorar a produtividade
Apesar do avanço tecnológico, as máquinas necessitam ser monitoradas e operadas pelas pessoas. Por vezes, a falta de manutenção pode atrapalhar a produtividade, além de perda financeira para a corporação
Foto: Divulgação
O mercado de trabalho tem mudado constantemente. Com a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram perdas significativas financeiramente e outras tiveram que se reinventar, devido ao isolamento social. No entanto, outro fator é o avanço tecnológico não só no Brasil, mas no mundo.
Hoje em dia, cenas de máquinas operando serviços que eram feitos por seres humanos se tornaram mais comuns. Máquinas que servem sorvetes, que cuidam da produção de algum produto, entre outras situações afetam a produtividade de uma empresa e o custo-benefício, porém não se torna o plano de negócio perfeito, uma vez que é preciso estar atento e acompanhar o serviço.
Muitas empresas consideram que as máquinas resolverão todas as falhas da empresa. No entanto, não se atentam em fazer a manutenção desses equipamentos ou só olham quando alguma falha se apresenta, sem saber os tipos de manutenção. Por isso, é importante saber o que é manutenção preditiva e outros tipos desse procedimento, avaliando qual o melhor para a sua empresa.
Esse é apenas um dos motivos que pode atrapalhar a empresa produzir, além de resultar em perda financeira. Confira alguns dos outros desafios e como superá-los.
Falta de investimento na equipe
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais atentas aos benefícios que as empresas fornecem para seus funcionários. Mais do que a empresa ver valor nos funcionários, torna-se cada vez mais comum os próprios colaboradores enxergarem valor nas empresas que desejam trabalhar.
Por isso, as empresas têm inovado em seus benefícios, sendo um deles, investimento na educação da equipe, fornecendo pagamento parcial ou total em especializações, promovendo workshops e treinamentos para as equipes, entre outros.
Além de ser um diferencial da cultura da empresa, torna-se um investimento, uma vez que o colaborador trará novas ideias, novas maneiras de produção e criatividade para o time, podendo crescer a produtividade do negócio.
Falta de mão de obra adequada
Por muitas vezes, as empresas procuram formas de economizar, a fim de ter um lucro maior ou para fechar as contas no fim do mês. No entanto, é necessário que a empresa tenha a mínima infraestrutura e materiais adequados.
Um equipamento defeituoso pode trazer mais gastos do que economia, uma vez que você gastará com sua manutenção contínua. Nesses casos, os gastos podem chegar a serem maiores do que a economia de um equipamento mais adequado. Por isso, invista em materiais e equipamentos de boa qualidade, a fim de que durem maior tempo e não deem problemas.
No entanto, nesses casos é importante também fazer a manutenção periódica dos equipamentos, a fim de não ter que parar a produção por causa de um equipamento. Isso pode resultar na perda de dinheiro, podendo prejudicar o fluxo do caixa financeiro.
Relacionamento com colaboradores
Outro fator que pode atrapalhar a produtividade da empresa é a falta de um relacionamento com os colaboradores. Todas as pessoas gostam de se sentir motivadas e precisam de estímulos, principalmente em grandes projetos.
Por isso, é importante ter uma comunicação eficaz com os colaboradores, de forma que fique claro o que a empresa espera, a fim de que o trabalhador possa traçar metas e tarefas alcançáveis. Além disso, um sistema de feedback (não só negativo, mas também positivo) pode ajudar nesse alinhamento e deixa o colaborador motivado para ajudar a empresa crescer.
Também é importante zelar pela qualidade de vida dos colaboradores. Valorizar as pequenas pausas no dia, a fim de que a pessoa possa ter um tempo de descanso e renovar as energias. Dessa forma, a produtividade e criatividade podem aumentar.