Operários Futebol Clube comemora seus 72 anos de fundação
O primeiro Livro de Atas do clube registra a fundação do Operários Futebol Clube na noite do dia 7 de setembro de 1950
Foto: Marcio Egídio/JI
Da Redação
Numa das datas mais significativas e representativas do patriotismo em nosso País, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, um grande e tradicional clube itatibense também está em festa, comemorando seus 72 anos de fundação.
O primeiro Livro de Atas do clube registra a fundação do Operários Futebol Clube na noite do dia 7 de setembro de 1950. Contudo, um pouco antes, algumas versões sobre a formação inicialmente do time estão relatadas no livro “Operários Futebol Clube – 70 Anos”, lançado em 2020 de autoria jornalista Rogério Scavone, que contou com a colaboração de relatos de muita gente da época e também do radialista Beto Dias.
Numa versão, jovens jogadores do Rosário e do Combinado do Mário Miqueletto estavam “perdendo atletas” para equipes mais estruturadas e decidiram fundar um time de verdade. Na busca por um uniforme, o então candidato a vereador naquela época José Boava foi acionado para ajudar. O mesmo foi até a capital São Paulo sabendo das cores do uniforme, que seriam azul e branco. Na confecção, foi perguntado o nome do time o Boava não sabia dizer pois não fora informado.
Diante do impasse o comerciante tentou ajudar perguntando o que faziam (profissionalmente) os jogadores ao qual foi respondido que eram, em sua maioria, trabalhadores operários. A sugestão por parte do comerciante foi imediata: “O que acha de Operários Futebol Clube?” – estava assim batizado o mais novo time de futebol de Itatiba (trecho retirado do livro).
Outra versão
A outra versão sobre a escolha do nome do time, também relatada na publicação e também creditada à José Boava veio de relatos colhidos pelo radialista Beto Dias de jogadores e simpatizantes do time em seus primórdios como Nabor Franco (Zinhão), Valentim Piovezana (Bilão), Cícero Soares de Lima (Ceci), Antonio Soares de Lima (Ceberé), José Fernandes Angelon (Cação) entre outros nomes.
Um grupo desses jogadores da época passavam pelo bar e restaurante Ponto Chic, na esquina das ruas Aguiar Pupo e Quintino Bocaiúva quando avistaram o então candidato José Boava jantando, momento oportuno para se pedir a ajuda para o uniforme. Boava perguntou qual era o nome do time e as cores. As cores eram azul e branco mas o nome ninguém sabia.
“Foi quando o senhor José Boava pediu um papel e um lápis e começou a desenhar. Após, perguntou qual era a profissão dos que ali estavam e sendo as respostas tecelão, contramestre, pedreiro, servente, Boavarespondeu, são todos trabalhadores, portanto “Operários”. A camisa já desenhada inicialmente por ele agora ganhava a cor azul com uma faixa transversal na cor branca e escrito Operários FC”.
Independente dos detalhes de cada versão, de qualquer forma, a publicação de Rogério Scavone aponta como correto atribuir a escolha do nome do clube ao senhor José Boava.
Estádio Luiz Scavone
Em janeiro de 1977 assumia a presidência Armando Stanziani e a nova diretoria definia a programação das festividades de inauguração do Estádio Luiz Scavone, que ocorreu em 20 de março de 1977, com a presença do benemérito Paschoal Scavone e família, foram prestadas homenagens à seu pai, Luiz Scavone com inauguração de um busto em sua memória.
Totalmente reformado sendo considerado um dos melhores estádios não só de Itatiba como de toda a região, a atual diretoria do clube trabalha muito para a manutenção das dependências do estádio e para o crescimento das arquibancadas trazendo maior conforto ao público amante do esporte bretão.
A atual diretoria do Operários é composta por Waldenir Gilli (presidente), Julian Lenon Anselmo (vice), Valentim Piovezana (1º tesoureiro), José Reinaldo pontes (2º tesoureiro), Fábio de Campos Leme (1º secretário), Maria Josefina Leardine (2º secretário), Eduardo Antonio Pinto (diretor social), Laércio Julião (suplente), Leandro Gilli, Marcio Piovezana e Guilherme Gilli (conselho fiscal) e José Benedito Silveira (suplente).
Projetos e parcerias
A reportagem do JORNAL DE ITATIBA-Diário conversou na tarde de ontem com o desportista e colaborador do Operários FC, João Batista Anselmo, o Batistinha, que deu um apanhado geral das realizações atuais do clube alviceleste.
“Todos sabem das dificuldades que é manter um estádio com a estrutura que tem o Operários. Somente com muito trabalho é que as realizações aparecem. Hoje estamos terminando mais um lance de arquibancada com cerca de 40 metros e o próximo passo será a construção de um muro do lado oposto à entrada do estádio. Contamos com duas equipes que disputam as categorias Máster e Super Máster na cidade e temos também parceria com a CFA que realiza um trabalho voltado às categorias de base. De novidade dentro de campo é que o Operários fechou uma parceria com uma equipe de Jundiaí que mandará seus jogos aqui no estádio para a disputa do Campeonato Paulista Sub-17 fazendo sua estreia já neste sábado, dia 10, às 15h”, finalizou.