Operação Plástico Quimérico cumpre mandados em Jundiaí
Foto: Reprodução/Receita Federal
Equipes da Polícia Civil e Receita Federal em São Paulo cumprem mandados de busca e apreensão em endereços de Jundiaí, como parte da Operação Plástico Quimérico.
A operação foi determinada pelo Ministério Público de Alagoas, em parceria com as procuradorias-gerais e secretarias de Fazenda dos Estados.
As ações ocorrem nas cidades alagoanas de Maceió e Palmeira dos Índios e nas cidades paulistas de Cajamar, Jundiaí, Guarulhos, São Bernardo e São Paulo.
Também estão sendo cumpridos seis mandados de instalação de tornozeleiras eletrônicas nos dois estados.
A pedido do Ministério Público, o Judiciário alagoano também determinou o bloqueio de contas-correntes de pessoas físicas e jurídicas no valor total inicial de mais de R$ 9 milhões, além de bens móveis e imóveis.
As fraudes teriam acontecido por meio da emissão de mais de 5,5 mil notas fiscais fraudulentas, no valor aproximado de R$ 76 milhões, por pelo menos cinco empresas de fachada.
Tudo era falso: laranjas e testas de ferro contratadas por contadores e empresários integrantes do esquema faziam os esquemas irregulares, que também tinha participação de agentes públicos do fisco alagoano.
O nome da operação se refere ao fato de as empresas ligadas à organização criminosa simularem a venda de mercadorias inexistentes para a indústria de plástico.
* com informações da Rádio CBN Campinas