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Por Luana

Em Valinhos, operação flagra 12 empresas que descumpriam regras do comércio

Uma barbearia que funcionava sem autorização recebeu auto de infração, encerrando as atividades de imediato

Por Luana

Fiscais da Vigilância Sanitária, Procon e da Secretaria da Fazenda de Valinhos, acompanhados de agentes da Guarda Civil Municipal, flagraram nesta terça-feira (9) 12 estabelecimentos funcionando em desacordo com as regras impostas para a reabertura parcial do comércio na cidade. Das 12 empresas, 11 foram notificadas e 1 foi autuada por descumprimento das normas fixadas para a reabertura.

A maior parte das irregularidades está ligada à falta de distanciamento de 2 metros entre as pessoas em filas e ao descumprimento do horário de funcionamento das empresas. Para reabrir, os setores selecionados têm que respeitar, desde a última segunda-feira (1), horários alternativos de funcionamento, com expediente diário de no máximo quatro horas, além de uma série de regras sanitárias impostas por Nota Técnica da Vigilância Sanitária e que têm como objetivo a redução dos riscos de contágio pelo coronavírus.

A notificação é uma forma de orientação e alerta para as empresas que descumprem as normas. Se houver um novo flagrante ocorre a autuação, que gera a abertura de um processo junto à Vigilância Sanitária. A empresa pode ser multada ao seu final. 

A operação desta terça-feira foi realizada em dois turnos. Começou às 10h, antes do horário de abertura do comércio (previsto para 12h), e foi encerrada no final da tarde, depois do limite de funcionamento da lojas (16h).

Pela manhã, três lojas foram notificadas por descumprimento do horário com a abertura antecipada. Além disso, uma barbearia que funcionava sem autorização recebeu auto de infração, encerrando as atividades de imediato. Este setor não faz parte desta primeira fase da flexibilização e o estabelecimento não poderia estar aberto. 

Além disso, houve outras seis notificações relacionadas a falta de organização em filas, sem o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas e capacidade interna de atendimento conforme a metragem do estabelecimento, entre elas em banco, uma agência dos Correios e um escritório de despachante. 

As equipes voltaram no horário de fechamento do comércio, às 16h, para verificar o cumprimento do horário. Três lojas de móveis permaneceram abertas após às 16h e foram notificadas a encerrarem as atividades no horário estabelecido.

Retrocesso

A preocupação da Secretaria da Saúde do município é evitar que haja um retrocesso na reabertura gradativa dos diversos setores e um aumento no número de infectados pela covid-19. Se houver desrespeito ao isolamento social e às novas regras publicadas, ou ainda um aumento significativo de casos da doença, é possível que a cidade toda volte ao regime de isolamento completo, só com atividades essenciais em funcionamento. 

Denúncias

O sistema 156 da Prefeitura tem recebido uma série de denúncias sobre a abertura de alguns locais em horário antecipado, especificamente no comércio de rua, além de reclamações de aglomerações em filas, falta de controle no acesso e de álcool em gel para higienização das mãos nestes setores que fazem parte da primeira etapa da flexibilização.

Segundo a Vigilância Sanitária, o objetivo deste trabalho de fiscalização é verificar o cumprimento da Nota Técnica publicada no dia 29 de maio e se estes estabelecimentos estão funcionando de acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária.

“É uma questão de responsabilidade dos empresários e comerciantes e também dos consumidores que esta reabertura seja de forma segura e gradativa. Cada um tem que cumprir o seu papel para que o município tenha segurança para entrar na próxima fase de flexibilização”, disse o coordenador de fiscalização sanitária, Francisco Ernando Vieira de Sousa.

Preços

A fiscal de Proteção ao Consumidor do Procon, Juliana Lima, informou que na fiscalização o órgão aproveitou para verificar os preços divulgados aos consumidores, a disposição do número de contato do Procon em local visível, assim como de um Código de Defesa do Consumidor aos clientes, além do cumprimento do atendimento prioritário a idosos, pessoas com deficiências e doadores de sangue.

“Estamos atuando em conjunto com a Vigilância e os fiscais da Fazenda para identificar os comércios que estão em flexibilização de atendimento e se estão fazendo isto de maneira respeitosa ao consumidor”, disse a fiscal do Procon.

Os fiscais da Secretaria da Fazenda atuaram na ação averiguando o alvará de funcionamento dos estabelecimentos. Dos 19 visitados, dois estavam sem o documento e foram notificados. 

Além dos serviços essenciais, que estão em funcionamento durante o período da quarentena, o mais recente decreto estadual permite a abertura com restrições dos seguintes setores na região laranja (Fase 2), onde está Valinhos:

1 – As atividades de Comércio de Rua, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 12h00 às 16h00 (segunda a sexta-feira) e das 09h00 às 13h00 (sábado).

2 – As atividades Imobiliárias, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 09h00 às 13h00 (segunda a sexta-feira).

3 – Os Escritórios, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 09h00 às 13h00 (segunda a sexta-feira).

4 – As Concessionárias, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 10h00 às 14h00 (segunda a sexta-feira) e das 08h00 às 12h00 (sábado).

5 – Shopping Center, Galerias e Congêneres, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 12h00 às 16h00 (segunda a domingo).

6 – Os Serviços de Banho e Tosa de Animais Domésticos, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 08h00 às 12h00 (segunda a sábado).

7 – Os Serviços de Limpeza e Higienização de Veículos, a partir do dia 01 de junho de 2020, com horário de funcionamento das 08h00 às 12h00 (segunda a sábado).

Entre as restrições impostas se destacam:

-uso obrigatório de máscara

-capacitação de funcionários para combate à pandemia

-cartaz na porta do estabelecimento com o número máximo de clientes permitidos em seu interior

-controle de clientes dentro dos estabelecimentos – 1 pessoa por metro quadrado / 1 cliente por atendente/ 20% da capacidade máxima

-distância de 2 metros entre as pessoas

-álcool em gel para clientes e funcionários

-higienização de superfícies como portas, balcões e equipamentos de uso comum, como carrinhos e cestinhas

-cartazes visíveis com as medidas de prevenção obrigatórias em cada estabelecimento

-marcação de solo com distância de 2 metros entre as pessoas em filas 

-fila do lado externo do estabelecimento orientada por funcionários da empresa

-priorizar pagamento em cartões

-plastificar máquinas de cartões

-higienizar embalagens para viagem antes de saírem

-priorizar vendas on-line

-proibição de prova de todo tipo de roupa – provadores lacrados

-remanejar cadeiras e mesas para distanciamento de 2 metros

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