Operação Estiagem é prorrogada e região segue com alerta de incêndios
Foto: Artesp / Divulgação
A Defesa Civil na região de Campinas decidiu estender a Operação Estiagem até o dia 15 de outubro, com o intuito de intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação. O coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, destacou que a medida é necessária devido às altas temperaturas e à baixa umidade do ar, que aumentam os riscos de novos focos de incêndio, além da incidência de incêndios criminosos.
Uma das ações já implementadas é a instalação de um tanque d’água no Pico das Cabras, área recentemente afetada por incêndios. Esse tanque servirá como ponto de apoio para futuras ocorrências, ajudando a combater rapidamente novos focos.
A extensão da operação e as medidas preventivas buscam minimizar os impactos dos incêndios, que se tornaram uma preocupação crescente em várias regiões do estado durante a estiagem.
Os incêndios em áreas de mata no estado de São Paulo aumentaram nesta quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil, dez municípios paulistas estão com focos de incêndio ativos na área rural. Nesta terça-feira (1º), os municípios atingidos eram três.
Estão enfrentando incêndios os municípios de Pirapora do Bom Jesus, na região de Osasco; São Luiz do Paraitinga e São José dos Campos, no Vale do Paraíba; Luiz Antônio, na região de Ribeirão Preto; Guararapes, próximo a Araçatuba; Bebedouro, na região de Barretos; Nazaré Paulista, Piracaia e Serra Negra, na região de Campinas; e Salmourão, na região de Presidente Prudente.
Segundo o governo do estado, além das equipes em terra, os focos de fogo estão sendo combatidos com a utilização de sete aeronaves, cinco aviões e dois helicópteros.
Previsão do Tempo
Nesta quinta-feira, a variação de nuvens será maior e a temperatura deve cair, com mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. A instabilidade do tempo pode trazer chuvas fracas a moderadas entre a tarde desta quinta e a noite de sexta-feira.