Operação desmantela quadrilha especializada em lavagem de dinheiro do ramo agrícola em SP
Investigadores estimam que o bando causou prejuízo de R$ 90 milhões às vítimas e instituições afetadas
Foto: SSP-SP
A Polícia Civil deflagrou a operação “Grãos de Terra” para cumprir mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro do ramo de cereais. A ação aconteceu nesta terça-feira (17) nas cidades de Itapetininga e Pilar do Sul, no interior de São Paulo.
Ao todo, foram dez mandados de busca e apreensão em cinco casas e três empresas diferentes. As buscas, relacionadas a cinco investigados, resultaram na apreensão de 13 armas de fogo, com mais de 300 carregadores e 4 mil cartuchos, além de dispositivos eletrônicos, passaportes e documentos. Os investigadores também encontraram mais de 3 mil dólares, 600 euros e R$ 30 mil em espécie.
Equipes das seccionais de Itapetininga, Itapeva e Avaré, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público participaram da ação.
A investigação teve início em 2014 após a prisão preventiva de um empresário do agronegócio envolvido no desvio de cereais, que causaram o prejuízo de mais de 100 milhões de reais às vítimas e instituições afetadas. Diligências seguem em andamento para identificar os envolvidos na quadrilha.