Operação contra venda de loteamentos apreende 42 veículos em lojas de Hortolândia
Foto: Divulgação
A Polícia Civil apreendeu 42 veículos, sendo 35 motos e sete carros, em uma operação contra lavagem de dinheiro a partir da venda ilegal de loteamentos clandestinos em uma área de proteção ambiental no distrito de Campo Grande, em Campinas.
A apuração, comandada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, estuda o envolvimento de lojas automotivas de Hortolândia no crime.
A operação, que recebeu o nome de “Terra Nostra”, é o desdobramento de uma investigação revelada em agosto do ano passado, quando nove pessoas foram identificadas no esquema.
Os carros e motos apreendidos foram encontrados em Hortolândia durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, todos na cidade.
As lojas ficam nos bairros Parque São Miguel, Vila Real e Jardim Sumarezinho.
Os mandados foram cumpridos em quatro endereços: três lojas e um imóvel, que, segundo a polícia, era o local onde os negócios eram administrados.
A investigação apontou que as lojas usavam o dinheiro obtido na venda dos terrenos irregulares em loteamentos clandestinos.
A polícia afirmou que os estabelecimentos foram abertos em nomes de “laranjas”.
Documentos, celulares e máquinas de cartões também foram apreendidos.
A Polícia Civil vai, agora, tentar identificar a relação dos bens apreendidos com a venda dos terrenos na área de proteção ambiental.
Os veículos foram apreendidos também para ressarcir o poder público, considerando que a Prefeitura de Campinas foi lesada financeiramente.
No ano passado, a administração municipal informou que 18% da região tinha sido devastada e R$ 23 milhões em multas foram aplicados, sendo que nada foi pago pelos responsáveis.
* com informações da Rádio CBN Campinas