Operação conjunta resulta na apreensão de 130 kg de cocaína em navio no porto de Santos
A droga só pôde ser acessada com o auxílio de mergulhadores
Foto: Divulgação
A intensa troca de informações entre instituições deu início a uma grande operação envolvendo a Receita Federal, a Polícia Federal, o 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental e a Marinha do Brasil no porto de Santos.
A operação ocorreu durante todo o dia 27 de janeiro e foi concluída com a localização de 130 kg de cocaína, acondicionados em três bolsas esportivas. A droga estava escondida no compartimento localizado abaixo da linha d’água de um navio com destino à Bélgica. Tal compartimento, que possui o nome técnico de “Sea Chest”, somente pode ser acessado por mergulhadores. Essa modalidade de tráfico vem se tornando recorrente no mundo e é caracterizada pela complexidade de realização. No complexo portuário santista, a pouca visibilidade da água torna-se o maior desafio para as Instituições envolvidas na operação.
Esta é a sexta vez em dois anos que a Receita Federal apreende cocaína escondida abaixo da linha d'água de um navio no porto de Santos, impedindo o envio de quase uma tonelada da droga para o exterior, somente nessa modalidade.