Operação Chuvas de Verão reúne medidas para prevenir estragos na RMC
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas
A partir desta sexta-feira (1) terá início a Operação Chuvas de Verão 2023/2024 na Região Metropolitana de Campinas. A ação continua até o dia 31 de março do ano que vem. O objetivo é amenizar os transtornos causados pelas fortes chuvas de verão.
A medida intensifica o acompanhamento de índices de chuva e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis. Além disso, todas as secretarias municipais devem ampliar a capacidade de plantões em apoio a Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, disse que as medidas estão sendo tomadas mediante aos eventos climáticos extremos.
A cidade de Campinas conta com 18 áreas de risco. Porém, segundo a Defesa Civil, os chamados em regiões que não são consideradas de risco também estão sendo registrados.
Ainda entre as medidas anunciadas está a ampliação do kit de emergência, oferecido pela Secretaria de Assistência Social, as famílias desabrigadas. Entre os itens adicionados, o kit higiene pessoal e outro com itens como lençol, toalha e travesseiro. Os anteriores, como abrigo, colchão e o cartão Nutrir seguem sendo oferecidos.
Para os meses de verão, a meteorologia aponta condição de temperatura acima da média, em torno de 1 grau. Fato que aumento o risco para tempestades.
* com informações da Rádio CBN Campinas