Opções de tratamento para transtornos de ansiedade
O transtorno de ansiedade pode afetar bastante a qualidade de vida e a saúde das pessoas, mas hoje já há diversas formas de tratamento que podem ser combinadas para reduzir os efeitos dessa doença

Foto: Divulgação
Você já sentiu preocupação ou aperto no peito sem saber exatamente por qual motivo? Conhece alguém que se sente assim? A ansiedade é uma doença que afeta diversas pessoas ao redor do mundo e pode causar várias reações tanto no corpo quanto na saúde mental, podendo afetar também afazeres simples da rotina.
Apesar de gerar sintomas que, muitas vezes, atrapalham o cumprimento de atividades normais do dia a dia, hoje já é possível combater esses sinais da ansiedade de forma mais tranquila. Há vários tipos de tratamento que, se combinados, podem oferecer impactos positivos à sua vida.
Para recuperar o seu bem-estar e, com isso, evitar dores de cabeça, palpitações, entre outros problemas, é indicado entender para que serve cetamina, quais atividades podem ser incluídas no seu cotidiano, a fim de melhorar seu estilo de vida, e o que deve estar na sua agenda para ter mais saúde física e mental. Confira!
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Você tem investido em acompanhamento terapêutico? Ter a ajuda de um profissional especializado em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode melhorar, e muito, suas habilidades para lidar com padrões de pensamento prejudiciais e outros sintomas característicos da ansiedade.
Medicação prescrita
Além de fazer terapia, muitas vezes é necessário recorrer a consultas psiquiátricas como complemento do tratamento. Por meio da ajuda médica, você pode receber a prescrição de medicamentos que vão contribuir para o equilíbrio das substâncias químicas do seu cérebro, a fim de melhorar sua resposta a situações de estresse.
Cetamina para casos de TAG
Uma das substâncias que podem ser prescritas pelo médico para aliviar as reações causadas pelo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é a cetamina, que pode ser administrada por infusão intravenosa e tem sido utilizada para gerar melhorias significativas em sintomas de depressão e ansiedade.
Mindfulness e meditação
Já ouviu sobre meditação e mindfulness? Apesar de estar em alta nos últimos anos, essas práticas já existem há bastante tempo e ajudam a fortalecer a resiliência emocional, mental e corporal.
Por meio de exercícios de respiração, atenção plena e meditação guiada, você pode manter a mente no presente e, com isso, reduzir o nível de estresse mental ao lidar com as demandas e necessidades da semana.
Mudanças no estilo de vida
Como é o estilo de vida que você tem seguido ao longo dos meses? Apesar desse termo envolver diversos fatores, o seu modo de viver é construído principalmente pelos pequenos hábitos que você escolhe adotar a cada dia.
Então, é importante analisar como você tem cuidado do que o seu corpo precisa, como as horas de sono que dorme, os nutrientes que consome, a quantidade de água que ingere e até as atividades físicas que resolve fazer semanalmente.
Tudo isso parece muito simples, mas faz toda a diferença no jeito que você olha para si, o que pode melhorar o seu humor e reduzir os sintomas indesejados da ansiedade.
Tratamento personalizado
Por mais que muitas pessoas lidem com ansiedade em várias regiões do mundo, é necessário buscar ajuda médica qualificada e segura para entender o seu caso, que não é igual ao de outras pessoas, a fim de obter o diagnóstico e o tratamento adequado.
Combinação de abordagens e tratamentos
Unir todas essas práticas e trabalhá-las em conjunto na sua rotina, além de contar com profissionais especializados, é uma opção mais confiável e eficaz para potencializar os efeitos do tratamento médico a longo prazo.
Lembre-se: a ajuda médica e os medicamentos são essenciais, mas é necessário buscar meios de aumentar o autocuidado e aplicar práticas diárias que ampliem o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.